sexta-feira, outubro 08, 2010

Tropa de Elite 2: entenda o processo do filme




Por Alê Barreto*


Em 2008, quando o cineasta Breno Silveira lançou o filme "Era uma vez" (na minha opinião, excelente), especulou-se que seria o fim de um ciclo de filmes que retratavam as periferias do Rio de Janeiro. Chegou-se a afirmar que os cineastas não teriam mais interesse sobre este tema. A realidade mostrou-se outra: este ano Cacá Diegues lançou "5 Vezes Favela - Agora por nós mesmos" e ontem foi a estréia de "Tropa de Elite 2", de José Padilha.

Pensei nisso enquanto assisti ao programa "Starte" da Globo News, no qual a repórter Bianca Ramoneda faz um raio "X" sobre o processo do Tropa de Elite 2. Para nós produtores culturais independentes, é fundamental entendermos uma ação cultural de vários pontos de vista.



Veja o programa no site da Globo News e ouça as opiniões do diretor, da preparadora de atores Fátima Toledo, do ator Sandro Rocha, do policial civil Bruno D'elia e do Wagner Moura.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: