sexta-feira, outubro 08, 2010

Método livre "Aprenda a Organizar um Show" estimula profissionais a trabalharem com elevado padrão de qualidade nos serviços


Turma da 9ª edição da ação cultural educativa "Aprenda a Organizar um Show" em Belo Horizonte


Por Alê Barreto*


Cheguei em casa da aula do MBA em Gestão Cultural e liguei a TV. Na Record, Dilma falou que é contra o aborto, o Serra falou que não está oferecendo cargos para ninguém, uma reportagem mostrou que vários eleitores não lembram em quem votaram e Lula discursou em algum lugar falando bem das UPPs (unidades de polícia pacificadora, uma política pública do governo Sérgio Cabral no estado do Rio de Janeiro). Em meio ao turbilhão destas e outras notícias do dia, pensei em dar continuidade as minhas impressões sobre a visita à 29ª Bienal de São Paulo, a convite do Blog Fatos e Dados da Petrobras. Há mais assuntos que preciso compartilhar sobre esta importante ação cultural. Contudo, lembrei que nem todo mundo que lê este blog é oriundo da área de artes visuais e que a razão de ser dos conteúdos do Produtor Cultural Independente é conectar pessoas interessadas no desenvolvimento do campo da produção cultural. Assim, vou me permitir falar da Bienal e de outros assuntos, alternadamente.

Semana passada, folheando a revista IstoÉ de 29 de setembro, me deparei com a seguinte frase: "Empresa brasileira leva golpe em turnê de Rihanna". Na hora, não parei para ler. Hoje, pela manhã, peguei a revista, coloquei na minha mochila e fui para o metrô. Durante o meu deslocamento até o centro do Rio, li a matéria com atenção.

Fiquei pasmo! Uma empresa brasileira pagou cerca de US$ 800 mil pelos shows da Rihanna para uma produtora que não tem relação com a cantora e agora está pedindo indenização.





Pela notícia, não é só no Brasil que é preciso elevar o padrão dos serviços oferecidos no mercado cultural. É um problema em outros países também.

Fatos como este me levam sempre a alertar meus alunos que cuidado e atenção na produção de um show nunca é demais. Na minha última turma do curso "Aprenda a Organizar um Show", em Belo Horizonte, debati com os participantes que é muito importante fazer check-lists das necessidades de produção e contar com serviços de advogados, para minimizar riscos.

Está acabando a era em que as pessoas ficavam acomodadas, afirmando a célebre frase "eu já sei fazer". Se você estudar e aprofundar a reflexão sobre suas práticas profissionais, sempre encontrará oportunidades para elevar o padrão dos serviços que oferece aos seus clientes.

Quando for contratar um show, lembre-se:

- verifique se a pessoa que está fazendo contato com você realmente tem autorização do artista ou de seu representante para efetuar a negociação do espetáculo;

- antes de assinar qualquer contrato, consulte um advogado;

- antes de fazer qualquer pagamento, certifique-se de todas as maneiras possíveis de que está negociando com uma pessoa idônea.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: