segunda-feira, outubro 11, 2010

Produtor Afonso Oliveira lança o livro "Método Canavial - Introdução a produção cultural" na Livraria Cultura de Recife




Por Alê Barreto*


Uma das melhores formas de um produtor cultural independente iniciar sua semana é na segunda-feira perceber que vivemos num país cada vez mais livre, que repudia cada vez mais o autoritarismo. O debate entre os candidatos à presidência da república Dilma e Serra é um bom sinal. Temos muito que avançar, pois os interesses dos grupos organizados que apoiam os dois candidatos acaba criando muitos pontos de tensão e de comunicação violenta, nem sempre agradáveis para os eleitores. Mas a vida não é assim? Me parece que no dia a dia temos vários momentos de tensão e vários momentos em que o diálogo fica mais agressivo. Cabe a nós aprendermos como modular o diálogo, aproveitando as boas possibilidades que ele traz e reciclando o que necessita ser resignificado.

Se por um lado nos envolvermos com o debate das eleições 2010 nos torna um povo mais consciente, mais livre, o próprio debate e o conteúdo das propostas discutidas (ou não discutidas...) nos mostra que é preciso uma ação política de continuarmos investindo em duas áreas que sempre foram percebidas como supérfluo, mas que permitem nos desenvolvermos: cultura e educação. Investir nisso, pressupõe investimentos em construção de escolas, cursos, universidades. Mas antes disso, é necessário se investir em formação de multiplicadores, de profissionais que possam ocupar estes espaços e ampliar o raio de ação da educação e da cultura. Para isso, a produção de novos conteúdos educativos é fundamental. E é justamente esta a segunda boa notícia de hoje. Temos mais um livro sobre produção e gestão cultural no Brasil, escrito por autor brasileiro.

Daqui alguns instantes, às 19h, a editora Reviva estará lançando o "Método Canavial - Introdução a produção cultural" na Livraria Cultura de Recife. Esta ação cultural contará com a presença do escritor Afonso Oliveira, que conheci rapidamente em dezembro de 2005, no Mercado Cultural em Salvador, na Bahia, e com a presença dos professores Isa Trigo (Uneb), Biu Vicente (UFPE/Editora Reviva), Orquestra Filarmonica 28 de junho, Mestre Zé Duda e o Terno do Maracatu do Estrela de Ouro.

Não li ainda o livro, mas tenho muita vontade de conhecer seu conteúdo. Digo isso porque o fato de termos mais um livro sobre produção cultural significa que temos novos olhares e novas possibilidades para nossos fazeres culturais. Além disso, no material de divulgação da Associação Reviva, há menção de que o produtor Afonso Oliveira estimula as pessoas a se tornarem produtores culturais e que estes sejam profissionais cuidadosos com a arte, noção que inspira e também guia o meu trabalho.

Segundo suas palavras:

“O surgimento de um ponto de cultura pode ser comparado a produção de uma gola de maracatu. Para dar aquele brilho e forma final é preciso cumprir todas as etapas com dedicação e muito trabalho. Método Canavial representa a apropriação dos meios de produção cultural nas mãos das comunidades e coletivos sociais que produzem a cultura local. Dessa forma uma comunidade ganha autonomia, promove, produz e difundi sua cultura. Os coletivos culturais brasileiros, precisam participar das rádios comunitárias, produzir seus próprios festivais. A autonomia da produção cultural passa por isso. O livro pretende contribuir não apenas para a formação técnica, mas também para formação libertária”.

Assim como é importante estarmos atentos a questão da sustentabilidade, muito bem trabalhada no festival SWU, é importante que os produtores culturais independentes complementem sua formação entendendo o que significa uma comunidade, uma cultura local, uma rádio comunitária. Tudo isso possibilita a independência, autonomia e a interdependência.

Quem estiver em Recife e puder assistir, corra que ainda dá tempo. Afonso Oliveira é coordenador do Pontão de Cultura Canavial – Agência de Projetos Culturais, em Nazaré da Mata – PE, professor do Curso de Produção das Culturas Populares, produtor e consultor de diversos projetos na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Saiba mais sobre o lançamento do livro


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: