terça-feira, outubro 12, 2010

Artistas independentes ocupam cada vez mais espaços nos circuitos internacionais de espetáculos





Por Alê Barreto*



Em 2005, no Mercado Cultural de Salvador, ouvi artistas falarem que tocavam mais no exterior que no Brasil. Fiquei surpreso. Depois em 2006, conheci o pessoal do Cabruêra e me falaram a mesma coisa. Me deram inclusive de presente uma camiseta com os nomes das cidades de sua última turnê na Europa, realizada naquela época.

Na medida que fui avançando na minha carreira, sempre atento para a nova cena cultural brasileira, percebi que estas percepções deste artistas apontavam para uma tendência: artistas independentes ocupam cada vez mais espaços nos circuitos internacionais de espetáculos.

Marcos Sacramento é um bom exemplo disso. O primeiro show que assisti dele foi há alguns anos no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, época em que trabalhei na Opus Promoções. Em 2009, tive o prazer de reencontrá-lo no espetáculo "Homenagem a Carmen Miranda", com Clara Sandroni, ocasião que me reencontrei também com sua empresária, minha amiga Maria Braga.



www.mariabragaproducoes.com.br


Marcos realizou shows na França em 2009, esteve em Portugal este ano e agora vai para África.

Sorte? Acaso? Trabalho independente com organização e método.

Gosto de dar visibilidade a exemplos bem sucedidos como este. Você tem noção do que é a pré-produção, a logística, o trabalho e todos os cuidados necessários para se fazer um show internacional?





O espetáculo será em Libreville, no Gabão, dia 16 de outubro. Acompanhado de Luis Flávio Alcofra no violão, Netinho Albuquerque no pandeiro/percussões e Pedro Aune no contrabaixo, Marcos irá apresentar "Na cabeça", seu mais recente CD, lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Conheça mais sobre o trabalho deste competente artista independente.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: