quarta-feira, outubro 20, 2010

Observatório de Favelas inicia uma mobilização de recursos para construção do Centro Artístico e Cultural Bela Maré


Fábio Caffé/Imagens do Povo



Por Alê Barreto*


Desde que cheguei no RJ, tenho ampliado minha formação de produtor cultural independente através do contato com ONGs muito importantes. Uma delas é Observatório de Favelas.

Hoje recebi um e-mail da minha amiga Elionalva, da Coordenação Executiva do Observatório, que faço questão de divulgá-lo aqui, pois quero compartilhar uma importante ação que eles estão realizando, cuja ideia pode ser multiplicada em vários municípios brasileiros. Vamos parar de ficar esperando a Lei Rouanet resolver tudo. Todos podemos fazer nossa parte.

Eu, Alê Barreto, produtor cultural independente, apoio a construção do Centro Artístico e Cultural Bela Maré e solicito que organizações do poder público e iniciativa privada contribuam com esta iniciativa.


[e-mail do Observatório de Favelas]

Queridos e Queridas,

A distribuição espacial de equipamentos e bens culturais na cidade do Rio de Janeiro é uma das expressões das desigualdades sociais. Buscando superar essas desigualdades, o Observatório de Favelas inicia uma mobilização de recursos para construção do Centro Artístico e Cultural Bela Maré, pois acredita que a transformação dessa realidade passa pela incorporação da diversidade cultural dos espaços populares. Afinal, a cultura se torna mais rica quando expandimos as nossas trocas de imaginários, de saberes, de fazeres e convivências.

A Bela Maré será uma referência de criação e difusão da arte na Avenida Brasil, notoriamente carente de equipamentos culturais para uma população de mais de 1milhão de habitantes. A Bela Maré abrigará diversas ações artísticas, como exposições, cineclube, cursos, oficinas, palestras, workshops e projetos que viabilizem o acesso qualificado da população à cultura e à educação. Além de fomentar processos de desenvolvimento local sustentável, articulando economia, cultura e da participação ativa das comunidades.

Estamos construindo uma parceria com o Ministério da Cultura que se responsabilizará pela reforma física e equipamentos do Centro Artístico e Cultural Bela Maré. Entretanto, para que isso se concretize, é necessária a aquisição do espaço.

Você é convidado a fazer parte dessa rede de mobilização de recursos para aquisição do espaço que deverá abrigar o Centro Artístico e Cultural Bela Maré.

Estamos iniciando esta mobilização de recursos com uma deliciosa feijoada. Sua adesão é muito importante. Participe doando R$100,00 para a Bela Maré e venha conhecer de perto o projeto e comer a deliciosa feijoada da Marivalda ao som de uma animada roda de samba.

Se preferir, faça a doação diretamente na conta-corrente do Observatório de Favelas e encaminhe o comprovante para que possamos entregá-lo (a) o convite impresso da Feijoada ou colocar seu nome na lista de entrada.

Banco do Brasil. Agência: 3652-8 - Conta-corrente: 53013-1

No site do Observatório de Favelas você poderá ver algumas fotos do Centro Artístico e Cultural Bela Maré.

http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/projetos/mostraNoticia.php?id_content=931

Convide seus amigos a participar desta importante ação.

Abraços e beijos,

Elionalva


*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: