domingo, outubro 31, 2010

Leia o texto "Ah, se eu tivesse autonomia…" na nova edição da revista "Fazer e Vender Cultura"



"Calor", ilustração do artista Renato Moll, disponível em http://www.flickr.com/photos/renatomoll/4284206916/sizes/s/in/photostream/


Por Alê Barreto*

O que é melhor para a carreira de um produtor cultural: trabalho com horário fixo em um único lugar ou trabalhar como autônomo, de forma independente?

Taí uma pergunta cabeluda. Não tem resposta pronta. Não é fácil responder. Para complicar, pode ser respondida sobre vários ângulos, o que muitas vezes nos leva a demorar a tomar a decisão.

Nestes oito anos em que atuo como um produtor cultural independente, muitas vezes as circunstâncias da vida me levaram a ter que responder esta pergunta. No início, eu era muito rígido. Achava que um produtor cultural necessitava de tempo livre. Hoje acho que vários formatos de trabalho são possíveis.

Enquanto você participa das eleições 2010 e torce para a Dilma ou o Serra, separe uns minutinhos e leia este conteúdo útil na íntegra no número 4 da revista online "Fazer e Vender Cultura". Ah, um detalhe: para quem ainda não conhece, trata-se de uma revista para produtores culturais, uma iniciativa do publisher e produtor cultural Miguel Gomes. É uma publicação da Associação dos Amigos da Cultura (Clube da Cultura) com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro. Os textos são qualificados e há muita gente bacana escrevendo. Está sendo uma grande fonte para meu aprendizado.

Depois de dar um passeio pela revista, leia também "Uma nova forma de trabalhar com a arte, artistas e a tecnologia".

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: