terça-feira, outubro 05, 2010
Especial "29ª Bienal de São Paulo: Petrobras atenta para a diversidade de olhares"
Por Alê Barreto*
Saí do Rio de Janeiro com uma grande expectativa quanto ao convite que havia recebido da equipe do Blog Fatos e Dados da Petrobras para participar da 29ª Bienal de São Paulo. Esta expectativa foi construída a partir do motivo do convite que me foi feito: a preocupação da Petrobras em ampliar o debate sobre a arte e seu público no país. Isso para muitos pode parecer óbvio, pelo fato da Petrobras ser uma das patrocinadoras da Bienal. Mas posso garantir que esta ação não é óbvia. No Brasil muitos patrocinadores ainda se preocupam apenas com marketing de eventos ou com a quantidade de vezes que sua logomarca será exibida. A Petrobras trabalha sua marca com atitude, inteligência e compromisso socioambiental. Desde 2007 observo suas práticas e considero como referências.
Mas a Petrobras não é referência apenas pela sua preocupação. É referência pelo cuidado e organização de suas ações. Este cuidado eu percebo no planejamento, no nível dos profissionais que lá atuam e pela infraestrutura colocada a serviço das ações culturais. Ontem foi um bom exemplo disso. Ao chegar em São Paulo, fui recebido pela Evelyn Valente, da Gerência de Relacionamento Corporativo, pela Cintia da Gerência de Patrocínios e pela Manoella Oliveira do Blog Fatos e Dados. Rapidamente fui encaminhado para o Hotel Transamerica Flat International Plaza, em Jardins.
Mais à noite, venho a melhor parte. Estas gentis e charmosas anfitriãs organizaram um jantar, onde pude conhecer os outros convidados desta ação da Petrobras.
Blog Fatos e Dados (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br)
Lá estava o meu colega do MBA em Gestão Cultural Fernando Benites Molinari, diretor do Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, o artista plástico mineiro Lucas Dupin, o professor de História da Arte e colunista do site Digestivo Cultural Jardel Dias Cavalcanti, a ilustradora Lupe Vasconcelos, de Goiânia e o artista plástico baiano Leonel Mattos.
Durante o jantar nos apresentamos, falamos de nossa relação com a arte e com as novas tecnologias de informação e comunicação, as populares mídias sociais. Falamos também sobre a questão "arte e não-arte", quais são hoje os espaços da arte, como cada um está lidando com blogs, facebook, twitter, flickr. Na medida que a conversa se estendia, a diversidade ia revelando quem era cada um de nós. "Qual foi o critério de escolha dos artistas da Bienal?" provocava o talentoso e questionador Leonel Mattos (www.leonardomattos.blogspot.com). "Eu trabalho com livros infantis para publicações em SP, graças a internet" explicava Lupe (www.lupevision.com). "Eu não estou em redes sociais. Escrevo para o Digestivo", revelava Jardel (leia um texto dele). "Além do meu trabalho com redes de coletivos de arte, tenho refletido sobre diferentes ações culturais que estão ocorrendo, como as bienais", afirmava Lucas Dupin (www.flickr.com/lucasdupin). Eu falei um pouco da minha relação com a Petrobras, com observador de suas práticas e falei também como venho trabalhando minha presença digital através do blog Produtor Cultural Independente (www.produtorindependente.com) e do blog "Alê Barreto" (www.alexandre-barreto.blogspot.com), ambiente virtual onde abri para internautas o meu processo de trabalho. Fernando Molinari falou da Babilônia Feira Hype, da qual é organizador e também do projeto "Roda da Moda" (www.rodadamoda.com). Fernando falou ainda que há muito conteúdo de exposições que ele documentou no youtube (veja a exposição "Mulheres Reais" http://www.youtube.com/watch?v=4OB-Ux2eeo0).
Ah, não podia deixar de mencionar que todos ficamos curiosos sobre como havia sido o processo de escolha do nosso grupo. Nossas anfitriãs nos esclareceram que o Blog Fatos e Dados (@blogpetrobras) escolheu pessoas comprometidas com a divulgação da cultura. E de fato todos nós, em nossas áreas de atuação, somos comprometidos com a divulgação da cultura.
E por falar em divulgar cultura, você já leu os materiais de divulgação da 29ª Bienal de São Paulo? Veja possibilidades para apreciar esta exposição.
*******************************************************************
* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.
21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com
Marcadores:
apreciar uma exposição,
artes plásticas,
Bienal de São Paulo,
diversidade de olhares sobre as artes,
formação de público para as artes,
produtor cultural e as artes plásticas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário