segunda-feira, junho 21, 2010

Suely Mesquita e Eugênio Dale: artistas que avaliam sua ação cultural


Cartaz do show Dio & Baco

Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Sábado passado fui convidado para assistir a filmagem do espetáculo Dio&Baco de Suely Mesquita e Eugenio Dale, que rolou no último dia 16 de junho aqui no Rio de Janeiro, no Ecosom Studios. Ambos são artistas muito experientes.


Suely é uma compositora carioca que define sua música como "microdionisíaca". Lançou os Cds "Sexo Puro" e "Microswing". Junto com Pedro Luís é autora da canção "Animal", tema de "Fred", personagem interpretado pelo ator Reynaldo Gianechinni na novela Passione da rede Globo. Tem músicas gravadas por vários artistas: Fernanda Abreu, Moska, Ney Matogrosso com Pedro Luís e a Parede, George Israel, Celso Fonseca, Glauco Lourenço, etc. É parceira de Zélia Duncan, Chico César, Zeca Baleiro.


Eugenio Dale é músico, produtor e arranjador. Como Suely Mesquita, trabalhou também com inúmeros artistas: Baby do Brasil, Ney Matogrosso, Cris Braun, Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, Blitz, Fundo de Quintal, Afoxé Filhos de Ghandi, SadaoWatanabe, Seigen Ono, Arto Lindsay, Evandro Mesquita, Sérgio Mendes, Dulce Quental, Ivan Lins, Sá, Rodrix e Guarabira, etc. Também é compositor. Suas canções já foram gravadas por Patrícia Mello, Luciana Mello, Paula Lima, Ana Carolina e Luiza Possi. Compôs e cantou a trilha de “Sexo, amor & traição”, blockbuster da Globo Filmes lançada pela Universal Music.

A ideia original era falarmos sobre ações de divulgação deste trabalho. Como eu nunca havia assistido o show, utilizamos a tarde para isso. Daí surgiu um novo aprendizado.

Enquanto assistíamos o show, Suely abriu um documento de texto com o repertório do show em seu notebook. Música por música, ia avaliando com Eugênio o que funcionou e o que não funcionou. Mas era uma avaliação objetiva e tinha um método simples. Abaixo de cada música, colocava uma pequena nota: "diminuir o vocal", "diminuir o reverb", "mudar a posição de palco", etc.

Fiquei impressionado com o cuidado com que estes artistas trabalham sua ação cultural. Poderiam muito bem apoiar-se em sua experiência e somente deixar rolar seus shows ao sabor da sua inspiração. Mas preferem ir traçando os mapas de seus próximos caminhos, preferem a cartografia do aprendizado contínuo.

Você já avaliou seus shows?

Saiba mais sobre o trabalho de Suely Mesquita e Eugenio Dale. Assista o show na Sala Baden Powell esta semana.

Serviço:

Dio&Baco
24 de junho, quinta-feira, às 20h
Sala Baden Powell (500 lugares)
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana
Informações: (21) 2548.0421
INGRESSOS: R$ 20,00
(meia e lista amiga a R$ 10,00. Solicitação por email até a véspera: show@suelymesquita.com.br)

http://www.myspace.com/eugeniosuely

Nenhum comentário: