segunda-feira, abril 12, 2010

Aula inaugural do MBA em Gestão Cultural e da Pós-Gradução em Produção Cultural acontece dia 14 de abril




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, às 19h, será realizada a aula inaugural dos cursos de pós-graduação em Produção Cultural e MBA em Gestão Cultural. O evento será na Universidade Cândido Mendes (Salão Marquês de Paraná) contará com a presença de Leonardo Brant, que estará lançando seu novo livro "O poder da cultura".

Informações: (21) 3543-6489 pecs@candidomendes.edu.br


Segue abaixo o release completo do lançamento do livro.


Editora Peirópolis lança "O poder da cultura" no Rio de Janeiro



A Editora Peirópolis lança, no dia 14 de abril, às 19h, na Universidade Cândido Mendes, a obra O poder da cultura, do pesquisador e consultor de políticas culturais Leonardo Brant. O livro busca desvendar e oferecer um olhar mais cuidadoso sobre a importância da cultura em nossa sociedade, bem como a relação e o comprometimento de todos os cidadãos com a sua função pública e seu papel estratégico. Além de sessão de autógrafos, o autor realizará palestra gratuita sobre a temática do livro.

A obra é o resultado de uma ampla pesquisa baseada em documentos, livros, entrevistas e, sobretudo, na vivência diária do autor em contato com o tema que aborda. De maneira prática, ilustrativa e propositiva, questões que vão desde a definição de cultura, sua função pública, a relação direta entre cultura e desenvolvimento, com o mercado, os desafios da pós-modernidade para artistas e agentes culturais e as intervenções do poder público na dinâmica cultura de uma sociedade, entre outros, estão reunidos no livro de Leonardo Brant, também conhecido pelo blog Cultura e Mercado, um dos primeiros e mais importantes periódicos da blogosfera a abordar o tema.

O autor explica que, entre as muitas respostas possíveis para essas questões, buscou uma abordagem propositiva, que buscasse imaginar uma nova percepção de riqueza e importância da cultura como projeto humanista, abarcando também a sua dimensão individual, política e organizacional.

Para Brant, o reconhecimento e a valorização da cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos povos em um sentido amplo: a cultura se junta aos temas sociais e ambientais para formar os pilares básicos para dar significado mais efetivo e abrangente a uma nova noção de desenvolvimento e sustentabilidade.

Um dos principais desafios do livro é auxiliar o debate público em torno da necessidade de se criar um novo modelo capaz de orientar uma relação de compromisso de todos com a importância estratégica da cultura. “Este livro consolida, de certa forma, minha experiência de dez anos de trabalho como consultor dedicado a potencializar e dinamizar empreendimentos culturais sustentáveis.”

O estudo que resultou na obra aponta para a necessidade, segundo o autor, de compreendermos a cultura como um plasma invisível, entrelaçado entre as dinâmicas sociais, tanto como alimento da alma individual quanto como elemento gregário e político, que liga e significa as relações humanas. “Perceber a presença desse plasma – ou seja, de uma matéria intangível altamente energizada, reativa e que permeia todo o espaço da sociedade – é fundamental para a compreensão dos fenômenos do nosso tempo”, diz Brant.

“A ideia de cultura, sempre moldada conforme as visões políticas de cada tempo, detém em si as chaves dos sistemas de poder. Chaves que podem abrir portas para a liberdade, para a equidade e para o diálogo. Mas também podem fechá-las, cedendo ao controle, à discriminação e à intolerância”, afirma o autor.

Outras informações pelo hotsite: http://opoderdacultura.com.br/


Sobre o autor

Leonardo Brant é pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados, consultoria estratégica para empreendimentos socioculturais. Criou e edita Cultura e Mercado, o mais influente blog de políticas culturais do Brasil. É autor dos livros Mercado Cultural, Diversidade Cultural (org.) e Políticas Culturais vol.1 (org.). Conferencista internacional e coordenador de cursos de formação na área cultural, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e o Divercult (Espanha) e foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity. Em dezembro, lançará o webdocumentário Ctrl-V :: VideoControl, sobre a indústria e as políticas para o audiovisual.

Um comentário:

Carol Marquezini disse...

Participei do bate-papo "O poder da cultura" com Leonardo Brant aqui em Vitória/ES e achei super interessante os temas abordados no livro que é, sem dúvida, uma excelente ferramenta de estudo e que nos leva à reflexão.