quinta-feira, março 18, 2010

Seus serviços de produção cultural estão acrescentando valor?




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Em meu texto "Vamos educar pessoas para a produção cultural?", publicado no Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008/2009, escrevo:

"(...) o produtor cultural é muito importante. Conforme definição da produtora Marina Vieira, da ONG Tangolomango, o produtor proporciona as trocas necessárias, o encontro entre diferentes atores que irão realizar a ação cultural".

Na época que escrevi o texto, esqueci de acrescentar algo fundamental a este conceito, que a experiência prática me ensina no dia-a-dia: o produtor cultural acrescenta valor às relações do mercado cultural.

Mesmo que não tenha consciência disso, o produtor cultural, por mais iniciante que seja, sempre acrescenta valor.

Muitas pessoas tendem a procurar um produtor cultural para que ele faça "o trabalho braçal" de organizar ou vender shows. Com isso, pensam que os principais benefícios de se ter um produtor são ter mais tempo livre para se dedicar a arte e receber dinheiro. Tempo e dinheiro são recursos que estamos sempre sujeitos à oscilações. Ter eles não determina sucesso em uma carreira. O que aumenta consideravelmente as chances de se ter sucesso em uma carreira é o valor. Logo, o principal benefício que um artista deve esperar de um produtor cultural é o valor.

Toda vez que alguém liga para o celular de um produtor procurando entrevistar ou contratar um artista, recebe no mínimo cinco valores, pois prontamente percebe que:

a) o artista é organizado;
b) o artista não faz tudo sozinho;
c) o artista deve ter um trabalho consistente, pois um profissional apostou em seu talento e associa sua imagem a dele;
d) o artista conta com um profissional que está de prontidão todos os dias e horários para atender imprensa, contratantes, formadores de opinião e comunidade artística (atendimento personalizado);
e) o artista, independente de sua disponibilidade de tempo, dá retornos mais rápidos pois conta com um profissional que gerencia o fluxo de sua comunicação.

Este é apenas um exemplo.

Faça uma avaliação: que valores você está acrescentando para os seus parceiros em sua prestação de serviços?

2 comentários:

Júlio Saggin disse...

Cara fazia tempo que não acessava seu site/blog e talvez, jamais o fiz com o tempo de agora, ainda verei outros tópicos.
Estou num processo de aprendizagem do VALOR de meu trabalho.
Ter lido esta publicação tua, me faz pensar no quanto ainda posso valorar minha empresa, eu mesmo.

Muito obrigado.

julio saggin

Carla Visi Arte disse...

Tenho acessado constantemente o seu blog e a cada leitura me encontro mais dentro de um perfil híbrido de artista e gestora cultural.
Quando penso o espetáculo, penso em toda engrenagem que envolve esse momento. E quando penso em cantar/criar, vislumbro toda uma carreira em evolução.
Passarei o link do seu blog para minha amiga e produtora Claudia. Os temas abordados são cruciais e os textos elucidativos.
Valeu, Carla Visi