sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Aprenda a viabilizar um festival com o Grito do Rock
Participe do Grito do Rock no Circo Voador - Rio de Janeiro - RJ
Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante
O artigo "Culturas brasileiras no mundo: do país do samba e da caipirinha a um pólo de inovações culturais contemporâneas", escrito por Ana Carla Fonseca Reis e George Yúdice e publicado originalmente na revista Nueva Sociedad em outubro de 2008, começa com o seguinte parágrafo:
"Embora a imagem tradicional do Brasil no mundo seja projetada a partir da caipirinha, do samba e do futebol, na realidade existe muito mais. A enorme diversidade cultural do país tem permitido uma longa série de inovações, algumas alentadas pelo Estado e outras surgidas de maneira espontânea, que contribuem para uma imagem menos estereotipada do Brasil".
Concordo com eles. De fato, o Brasil não é só caipirinha, samba e futebol. E muita gente no Brasil também concorda com isso. Um bom exemplo é o Festival Grito do Rock.
Criado em 2003 pelo Espaço Cubo, inicialmente com a ideia de fomento e profissionalização da cena independente de música, esta ação cultural comprovou que fevereiro não é só mês de carnaval no Brasil.
Em sua primeira edição, contou com seis bandas locais de Cuiabá, que buscavam dar visibilidade aos seus trabalhos autorais. Este ano, o Grito do Rock acontece em mais de 70 cidades no Brasil e em mais 3 países: Argentina, Uruguai e Bolívia.
Nesta semana participei do Grito do Rock. Ministrei a palestra "Começar a Fazer", tema de meu próximo livro, no auditório do Museu da República, na última terça-feira, em Brasília. Fiquei impressionado com a organização e a atitude do pessoal do Coletivo Esquina.
Matéria falando sobre o Coletivo Esquina - Correio Braziliense
Se você também acredita que é possível realizar ações culturais em sua cidade realmente inovadoras, além dos estereótipos, aprenda com esta experiência:
Site oficial do festival
Histórico do festival
Tecnologias abertas e colaborativas de organização do festival
Marcadores:
cena independente,
cena roqueira de Brasília,
Circuito Fora do Eixo,
Circulação de espetáculos,
cultura de Brasília,
Culturas Brasileiras,
Grito do Rock
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário