quinta-feira, janeiro 28, 2010

Dicas para levar seu show para novos palcos




Alê Barreto (Saiba mais sobre este blog)

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Não existe mistério em levar um show para outra cidade. O que existe é trabalho.

Ouço muitas pessoas me perguntarem "como fazer para levar o show" para um determinado lugar. Não há fórmula que garanta o sucesso no agenciamento (venda) de um show. Mas alguns cuidados podem contribuir para que você leve sua banda ou os artistas que trabalham com você para novos palcos.


Qual é a sua?

Seja objetivo. Você toca Hip hop? Samba? Axé? Sertanejo? Hardcore? Se você ficar naquele papo "meu som não tem rótulos, não tem como defini-lo", ninguém irá adivinhar o que você está buscando.

Se você não pensou ainda sobre isso, quando for negociar seu show, apresente algumas referências do seu trabalho para a pessoa que decide que shows irão acontecer no local que você quer tocar. Por exemplo: "minha banda toca um som tipo Rolling Stones".


Onde quer tocar?

Seja objetivo. Quer tocar num bar? Num teatro? Num rodeio? Num festival? Defina a cidade e o local aonde você quer tocar.


Como funciona a contratação de shows?

Seja objetivo. Antes de sair propondo alguma coisa, pergunte como funciona a contratação dos shows. Assim você terá mais informações na hora de negociar.


Fale com quem decide

É muito comum você ligar para um espaço cultural e ser atendido por pessoas que não decidem nada, mas que acham que decidem. E é muito comum também as pessoas que decidem colocarem de propósito pessoas para fazerem o primeiro atendimento telefônico, pois é uma forma de filtrar contato com artistas amadores.

Seja objetivo. Descubra quem atende este assunto e se dirija a esta pessoa.


Show não se vende por e-mail

Muitos shows estão sendo negociados por e-mail. Mas a primeira venda em 90% dos casos é ainda por telefone ou contato presencial.

Seja objetivo. Primeiro crie uma proximidade com o contratante, para depois tratar o assunto via e-mail.


Invista uma parte do seu tempo montando uma boa lista de contatos quentes

"Contatos quentes" são pessoas que já contrataram shows e há probabilidade de que podem contratar o seu.

Seja objetivo. Pegue suas anotações, bilhetinhos, dicas e monte uma tabela atualizada de contatos.


Tenha um bom material de apresentação

Em meu livro "Aprenda a Organizar um Show", no capítulo "Divulgação", ensino que todo o produtor executivo (ou artista que faz produção executiva) teve ter disponível:

- release atualizado do artista ou do show;
- fotos de divulgação recentes (com crédito do fotógrafo), em meio físico e eletrônico, em alta resolução;
- clipping (matérias, fotos, notas, resenhas e críticas publicadas ou veiculadas sobre os músicos ou o espetáculo);
- músicas (CD e MP3);
- material audiovisual (DVD, fita beta, HD).

Seja objetivo. Se você não tem estes materiais, comece a providenciá-los. Muitas vendas de shows são perdidas por falta de um bom material de apresentação.


Não espere a união da classe: comece a telefonar

Trabalhar de forma associativa e colaborativa é ótimo. Acredito nisso. Mas eu não fico esperando que os demais produtores culturais criem blogs como este para eu escrever os meus textos.

Seja objetivo. Se você quer tocar, tem que fazer o mesmo: se mexer. Se quer levar o show de seus artistas para novos palcos, não dá para ficar esperando. Tem que se mexer.

Um comentário:

nano vianna disse...

bacanesimo.. obriagdo, man