quinta-feira, dezembro 17, 2009

Lançamento no Rio de Janeiro do livro “Economia da Cultura: ideias e vivências”


Baixe a versão digital do livro gratuitamente


Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Na próximo dia 18, sexta-feira, às 18h, Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco irão realizar a palestra "Profissionalização em Economia da Cultura", no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Esta ação educativa faz parte da programação de lançamento do livro “Economia da Cultura: idéias e vivências”, que acontecerá neste espaço cultural, às 19h.

O livro “Economia da Cultura: ideias e vivências” é uma coletânea de dez artigos de autores renomados, com vasta experiência no campo das artes. A publicação tem textos de Adair Rocha, Ana Carla Fonseca Reis, Carlos Frederico Barros, Cristina Lins, Eliane Costa, Fábio Ferreira, Ivan Lee, José Arnaldo Deutscher, Kátia de Marco, Leandro Valiati, Lia Calabre, Luiz Carlos Prestes Filho, Marcos Mantoan, Paulo Miguez, Sydney Sanches, Tânia Pires, Rita Machado e Heliana Marinho.

Em “Economia da cultura – idéias e vivências”, os autores se concentram nas atividades do campo das artes. O volume apresenta um panorama abrangente das questões mais relevantes ao debate da indústria do entretenimento no Brasil, passando pelas discussões mais acaloradas como a dos direitos autorais, a da movimentação financeira do setor e de sua contribuição para o produto interno bruto do país, assim como para a geração de divisas em termos de exportações. Os produtos culturais industrializados no país têm uma circulação internacional de altíssima relevância, em especial aqueles do mercado televisivo. As telenovelas realizadas no Brasil são vistas em todo o mundo, divulgando os modos de ser e pensar da população brasileira.

Realizado pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os artigos defendem uma maior democratização do acesso aos bens culturais, com ênfase no potencial de geração de emprego e renda e aumento do índice de desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas em atividades culturais.


SERVIÇO:

Lançamento do livro "Economia da Cultura: Idéias e Vivências"

Organizadoras:

Ana Carla Fonseca Reis
Bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, economista, mestra em administração e doutoranda em urbanismo pela Universidade de São Paulo e fundadora da empresa Garimpo de Soluções - Economia, Cultura e Desenvolvimento.

Kátia de Marco
Cientista social e mestra em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense. É coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais da Universidade Candido Mendes.

Editora: e-livre

Patrocínio: BNDES

Programação de lançamento:

Rio de Janeiro/RJ
18.12 - sexta-feira
Palestra "A Profissionalização em Economia da Cultura" - 18h
Lançamento do livro "Economia da Cultura: Idéias e Vivências" - 19h

Centro Cultural da Justiça Federal
Local: Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3261-2552

Nenhum comentário: