quarta-feira, maio 27, 2009

O que é Produção Cultural?


Imagem: domínio público


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)

Nos primeiros anos que comecei a trabalhar como produtor cultural independente, elaborei uma série de anotações, fruto das minhas reflexões sobre o que estava aprendendo.

Resolvi então compartilhar alguns conceitos que elaborei, a partir da minha vivência e leituras sobre o tema. Nenhum deles tem a pretensão de substituir conceitos que porventura já existam no meio acadêmico. Nenhum deles pretende ser conclusivo. Estão em processo. A idéia de publicá-los é contribuir com a sua própria construção.


O que é Produção Cultural?

Esta é uma pergunta que dá margens a várias interpretações, uma vez que estão em construção as referências necessárias ao entendimento das atividades de produção cultural exercidas no Brasil.

Para alguns produtores, "produção cultural é trabalhar na execução de atividades artísticas e culturais". Outros produtores consideram que "produção cultural é trabalhar com projetos culturais". Há os que consideram "produção cultural uma atividade relacionada a curadoria e organização de mostras, exposições e festivais em diversas áreas artísticas", motivo pelo qual acreditam que somente artistas podem ser produtores culturais. Há também aqueles entendem que "o produtor cultural trabalha com eventos culturais".

Em todas estas interpretações, parece haver um senso comum, por parte dos profissionais que desempenham na prática esta atividade, de que a produção cultural ocupa-se de "fazer acontecer" a ação cultural, de dar suporte organizacional para o exercício de diferentes manifestações artísticas e eventos culturais. Isso envolve o planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as atividades que fazem parte destas manifestações e eventos.

Um comentário:

Vanessa Monteiro disse...

Olá, estou muito interessada no curso de Produção Cultural, estou querendo prestar vestibular pra uff esse ano. Mas ainda tem algumas coisas que eu não entendo. Eu amo todos os tipos de arte e manifestações culturais, canto, danço e represento, mas até hoje isso só foi lazer na minha vida. Tenho 22 anos e a 2 trabalho na area administrativa. Mas estou muito infeliz com meu trabalho, não estou realizada. Então ouvi falar no curso de Produção Cultural e achei muito interessante... Gostaria de mais informações sobre o curso. Se puder escreva para o meu email: vanessaceifa@yahoo.com.br.
Desde já muito obrigada pela atenção.