domingo, março 29, 2009

Últimos dias para participar da pesquisa que irá orientar a primeira edição do curso "Aprenda a Organizar um Show"




Ilustração: Everson Nazari



Por Alê Barreto


Inspirado no conceito Open Business (Negócios Abertos), está em andamento neste site uma pesquisa livre que irá orientar o planejamento e a organização das primeiras ações educativas presenciais do Produtor Cultural Independente.


O curso

O primeiro curso que será oferecido é "Aprenda Organizar um Show", baseado no livro homônimo de Alê Barreto, lançado no site Overmundo em 2007 e publicado em meio impresso pela Imagina Conteúdo Criativo em 2008.

As aulas ampliam e reforçam o método da produção executiva de shows musicais através da troca de experiências, exemplos e dicas profissionais. Como dinâmica, o autor do livro utiliza a navegação em sites, portais e blogs na internet.


Objetivos do Curso


Ensinar a planejar, executar e desmontar um espetáculo musical.

Desenvolver aspectos da formação do produtor executivo de shows.

Estimular o trabalho do profissional da área de espetáculos musicais.

Fomentar a importância da difusão do conhecimento para uma melhor organização do mercado cultural brasileiro.





Público-alvo

Jovens que estão pensando em começar a carreira de produtor cultural, adultos e pessoas da melhor idade que querem mais informações para atuarem na área de produção cultural, produtores independentes, funcionários de órgãos públicos da cultura, pessoas que trabalham com articulação e organização do setor cultural no Brasil, educadores interessados em ampliar a formação de alunos do ensino fundamental e médio através de atividades de produção cultural e pessoas que acreditam ser importante compartilhar informações para melhorar a qualidade e a sustentabilidade de quem trabalha na área cultural.


Conteúdo Programático

Introdução
O que é fazer a produção?
As etapas de um show

Pré-Produção
Quando / Onde / Conhecendo o local / Cronograma / A equipe / Necessidades de músicos e técnicos / da infra-estrutura / da equipe de produção / Solicitações, autorizações e contratos / Direitos Autorais / Divulgação / Custos e Sustentabilidade

Produção
Sala de produção / Montagem de palco e cenário / do som e da luz / de camarim / Receptivo e acompanhamento / Credenciamento e cortesias / Bilheteria / Passagem de som / A cobertura do show / Segurança / O momento do show

Pós-Produção
Desmontagem do show – partes 1 e 2

Conclusão


Carga horária

16 horas/aula


Material didático
Cada aluno recebe um exemplar do livro “Aprenda a Organizar um Show”.


Cidades onde serão realizadas as primeiras edições do curso

Até o presente momento, houve um retorno bastante positivo da participação do público leitor do site. Houveram manifestações de interesse no curso em todas as cidades propostas e envio de sugestões para realização do curso em outras cidades, como Brasília e Goiânia. As cidades que têm demonstrado maior interesse são Rio de Janeiro (21%), São Paulo (19%) e Porto Alegre (14%).


Dias e horários de realização do curso

Preocupado com a dificuldade das pessoas terem tempo livre para estudar, o Produtor Cultural Independente está consultando os leitores do site sobre que dias da semana e turnos preferem fazer o curso. Até o presente momento, a maioria das pessoas prefere fazer o curso sábado e domingo, manhã e tarde (40%).

Um comentário:

Saravá meu samba disse...

Gostaria muito que o curso viesse para Goiânia, em junho ou julho!