quarta-feira, janeiro 07, 2009

Produção Cultural Independente e a nova reforma ortográfica

Por Alê Barreto


Jornal Nacional exibido no dia 30/12/2008

Uma das primeiras mudanças que ocorreram em 2009 é reforma ortográfica. Acredito que a maioria dos brasileiros, como eu, acabou recebendo a notícia através dos noticiários de televisão.

Como estou habituado com o sistema ortográfico antigo, sai vasculhando na internet alguns endereços onde fosse possível saber mais sobre o assunto.

O que tem haver um blog intitulado "Produtor Cultural Independente" com "reforma ortográfica"? Tudo. Não é possível pensar em organizar uma ação cultural sem pensar em comunicação. Logo, também não é possível pensar em comunicação sem pensar no conhecimento e na prática da escrita da língua portuguesa.

Mas alto lá! Não estou me propondo a passar um sermão sobre a importância de escrevermos o mais correto possível. Aliás, este texto está sendo escrito ainda no sistema ortográfico antigo e sujeito a alguns "escorregões".

Acho importante que a gente entenda um pouco do "conceito", ouça opiniões com visões diferentes sobre as mudanças e veja onde pode consultar mais sobre o assunto.



Dad Squarisi e Márcio Cotrim no programa "Sempre um Papo" - parte I




Dad Squarisi e Márcio Cotrim no programa "Sempre um Papo" - parte II




Programa "Entre aspas" com Mônica Waldvogel




Entrevista do Professor Moreno no programa "Sem Censura"


Por fim, para redigir seus projetos, releases e artigos culturais em 2009, você pode utilizar o Guia Prático da Nova Ortografia lançado pela Editora Melhoramentos e também instalar um corretor ortográfico adaptado à nova língua.

Nenhum comentário: