quinta-feira, novembro 27, 2008

Um Livro em Turnê no Sul da Terra


Alê Barreto fez a turnê de lançamento de "Aprenda a Organizar um Show" no RS


Artigo de Rodrigo DMart publicado no site Overmundo


O produtor cultural Alê Barreto realizou entre os dias 14 a 17 de novembro a primeira turnê de lançamento do livro "Aprenda a Organizar um Show" no Rio Grande do Sul.

Foi uma pequena caravana que passou por três cidades (e um balneário) em quatro dias de viagem. Na estrada, o autor e os editores, Rodrigo dMart e Yara Baungarten, puderam entender melhor o significado do trabalho colaborativo e sentir um pouco do impacto do lançamento do livro. O projeto começou nas páginas do Overmundo e hoje se espraia de modo híbrido, virtual e real, pelo Brasil afora.



A primeira etapa da turnê aconteceu no dia 14, sexta-feira, em Pelotas, cidade-pólo da região sul, conhecida como a terra dos doces. Alê falou com músicos, produtores e alunos do curso de Tecnologia de Produção Fonográfica. O curso, em nível de graduação, está em seu primeiro ano de atividade e cumpre uma função de qualificação técnica na produção artística da cena local. A palestra aconteceu na recém inaugurada sala multiuso, no campus II do Centro de Comunicação e Educação, da Universidade Católica de Pelotas.



A viagem prosseguiu pela zona sul no dia seguinte, sábado, na praia do Cassino. No início da tarde, a primeira parada foi no Ponto de Cultura ArtEstação. O espaço, sediado em uma antiga estação de trem, abriga manifestações e oferece oficinas nas áreas de artes plásticas, artesanato e vídeo, além de disponibilizar uma lan-house para crianças e jovens do balneário.



Na sequência, sempre na companhia do produtor cultural Paulo Bastos, a trupe se deslocou para o StudioBeer,no centro da cidade de Rio Grande. Lá, o grupo encontrou, com grata surpresa, um espaço híbrido que reúne estúdio e bar, integrado com um sistema audiovisual que permite, por exemplo, que o público assista do bar o que os músicos executam no estúdio. Um espaço perfeito para rodadas de negociações, gravações e transmissões de música para a web.

Outro ponto alto deste encontro foi conhecer o trabalho da Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Rio Grande (AMPERG) que há dois anos atua na organização dos artistas rio-grandinos e no mapeamento destas atividades.

Leia o artigo na íntegra

Nenhum comentário: