quarta-feira, outubro 22, 2008

Conheça o Projeto Memória e Movimentos Sociais



Conteúdo extraído do site www.memoriaemovimentossociais.com.br


O Projeto Memória e Movimentos Sociais, tem como finalidade contribuir para o resgate da memória dos movimentos sociais contemporâneos. Ele inicia-se com um acervo digital, de fotografias de autoria da fotojornalista Claudia Ferreira que retratam os movimentos sociais protagonizados por mulheres e as manifestações políticas e sociais das décadas de 80, 90 e 2000 no Brasil.

Estas fotografias, de cunho etnográfico e jornalístico, constituem uma importante fonte de pesquisa da História Contemporânea dos movimentos sociais no Brasil e sua inserção em nível global, como nos Fóruns Sociais Mundiais e Conferências das Nações Unidas.

O projeto propõe ainda que os usuários e usuárias que acessem o site possam contribuir, acrescentando informações às legendas ou identificando pessoas constantes das fotos. Essas contribuições proporcionarão ampliar a base de dados sobre a História Contemporânea dos movimentos sociais no Brasil e sobre seus protagonistas.

As fotografias, contextualizadas historicamente através de legendas informativas, estão disponíveis para consulta. Algumas das imagens estão disponíveis, mediante autorização, para cessão gratuita para estudantes, pesquisadores, centros de estudos e pesquisa e organizações dos movimentos sociais.

Na segunda etapa, o Banco de Imagens disponibilizará o acervo iconográfico do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, atualmente em fase de digitalização e pesquisa, composto por fotografias e cartazes dos movimentos de mulheres e da história do CNDM. Este acervo estará disponível para consulta e cessão gratuitas através do site.

O Projeto Memória e Movimentos Sociais, é um projeto do CACES - Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais, tem o apoio institucional do Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI, Federal Fluminense – UFF, e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O projeto conta também com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - SPM, e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres - UNIFEM.

Saiba mais

Nenhum comentário: