terça-feira, setembro 16, 2008

Conheça o Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música



Conteúdo extraído do site www.gercpm.dep.ufscar.br/


O Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música (GERCPM/UFSCAR)tem como principal missão estudar as dinâmicas das Redes e Cadeias Produtivas da Música, que envolvem os mais diversos tipos de atores inseridos na pré-produção, produção, distribuição, comercialização e consumo de música. Para tanto, o grupo desenvolve atividades de pesquisa e estudos que contemplem temáticas determinantes na geração de valor ao longo dessa cadeia como, por exemplo, a indústria de instrumentos usicais e equipamentos de som, indústria fonográfica, distribuição física e digital, mercado independente, circuito de rádios, pirataria, arrecadação de direitos autorais, formação de platéia e educação musical, indústria de shows e festivais, políticas de incentivo governamental, ambientes institucionais, entre outros.


Publicações

"A Cauda Longa e a Mudança do Modelo de Negócio do Mercado Fonográfico: reflexões acerca do impacto das novas tecnologias", publicado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção 2008 (ENEGEP), de autoria de Mauro Rocha Côrtes, Leonardo Castro dos Reis, Rachel Pereira Benze, Sven Schäfers Delgado, Felipe Vasconcelos Fontes Rocha Côrtes.

Resumo do artigo: A indústria da música é ainda pouco estudada, não obstante sua importância econômica e os desafios que vêm sendo impostos às empresas deste setor, conseqüências, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico e da rapidez com que os novos ciclos de inovações ocorrem. O declínio das vendas de música em praticamente todos os países caracteriza uma crise que já promove mudanças profundas nos modelos de negócio dessa indústria. O tradicional modelo de comercialização de música, centrado na venda de suportes físicos gravados (CD/DVD) rapidamente cede espaço a iniciativas que envolvem o comércio on-line de fonogramas digitais e o oferecimento gratuito de conteúdos em sites patrocinados. Outra conseqüência do desenvolvimento, barateamento e popularização de novas tecnologias é o fato de que o mercado de massa está se convertendo num mercado de nichos. Uma grande variedade de produtos cuja oferta, até recentemente, era considerada antieconômica, passou a ser viável. Esse fenômeno, denominado Cauda Longa, tem o potencial de transformar os paradigmas de consumo vigentes. Nesse novo contexto, as gravadoras independentes ganham espaço, devido à sua maior flexibilidade e ao histórico de enfoque em nichos específicos do mercado.


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