quarta-feira, julho 02, 2008

Conheça o Overmixter




Conteúdo extraído do site Overmundo.



O Overmixter é um site colaborativo. Um espaço que congrega músicas, samples e remixes e permite a você ouvir, criar e recriar novas músicas, samples e remixes. Uma ferramenta para o DJ, o produtor musical ou o amante da música manter-se em contato com outros DJs, produtores musicais e amantes da música de todo o Brasil e do mundo, trocando idéias, fazendo contatos ou simplesmente fazendo música.

Concebido a partir de uma parceria entre o Overmundo e o ccMixter (daí o nome), o Overmixter conta com o apoio do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e com patrocínio da Fundação Ford e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural e dos mecanismos de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

A idéia é permitir que pessoas que manipulam música – seja por trabalho, seja por diversão – compartilhem seus arquivos e criem coletivamente. Cada música, sample ou remix disponibilizado no Overmixter pode servir de matéria-prima para um outro colaborador. Isso porque os arquivos postados ficam sob uma licença Creative Commons, que resguarda os direitos do autor ao mesmo tempo em que permite uso e cópia, de acordo com as condições determinadas pelo titular desses direitos. No momento da postagem, o músico pode decidir quais são os termos em que pretende disponibilizar sua colaboração – se permite o uso comercial de sua obra ou não, se quer que as obras derivadas fiquem disponíveis sob a sua mesma licença, e assim por diante – e a autorização fica valendo legalmente. Com todo o conteúdo disponível no Overmixter é assim: quanto mais músicas, samples ou remixes forem disponibilizados, mais idéias vão surgindo. Uma rede de usuários que cria e disponibiliza suas músicas na rede. E, para crescer e se expandir ainda mais, ela vai depender da sua colaboração.


Saiba mais

Nenhum comentário: