sexta-feira, junho 20, 2008

Faça Produção Cultural com Software Livre




Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".

Software livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro liberdades, para os usuários do software:

- a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);

- a liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1); aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

- a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);

- a liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3); acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Um programa é software livre se os usuários tem todas estas liberdades. Portanto:

você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão.

Você deve também ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.

Saiba mais sobre o Software Livre

Saiba mais sobre o Projeto Software Livre Brasil

Nenhum comentário: