terça-feira, dezembro 18, 2007

Fascículo 15: Sala de produção


Ilustração: Yara Baungarten


Até o fascículo 14 foram abordadas as atividades de pré-produção. A partir deste número, para fins didáticos, serão tratados assuntos relacionados à produção.


A sala de produção


É o escritório de campo (QG) onde serão organizadas as atividades da produção.


Características da sala

• Proximidade: no local do show ou o mais próximo possível;
• Comunicação: com telefone fixo, computador com acesso internet, celular ou rádio;
• Privacidade: espaço reservado, acessível somente à equipe de produção.


Locais sugeridos

Camarim externo tipo “barraca de lona”, camarim de teatro ou casa de shows, sala vazia disponível no local do evento, sala de reuniões, quarto de hotel próximo, ônibus ou até mesmo a van.


O controle de materiais

- “Cadê o banner do patrocinador”?
- “Alguém sabe onde foram parar os crachás”?
- “Não estou achando os CDs e as camisetas!!!”
- “Você viu o pano preto do fundo do palco”?

Exemplos como estes demonstram a necessidade de existir uma sala de produção para receber, armazenar e controlar os materiais que serão utilizados:

- administrativo: caneta, folhas A4, clipes, talão de recibos;
- técnico: fita isolante, fita tape, trena, lanterna, riders;
- promocional: cartazes, flyers, ingressos, banners;
- operacional: locação de objetos para palco e ambientes etc.

Oriente a equipe para que faça uma relação de recebimento e saída de materiais, sempre com data, horário, nome e telefone da pessoa que entregou o material e da pessoa que retirou o material.

Lembre a todos que a guarda de objetos pessoais (telefones, mochilas, carteiras, relógios...) é de responsabilidade de cada um.


O atendimento

Faça uma relação de todo mundo que irá trabalhar no show: nome, função e telefone. Imprima e coloque em local bem visível. Isso irá permitir que qualquer pessoa possa atender e encaminhar uma solicitação para o respectivo responsável.


Espaços e intervalos para descanso

Jornadas extensas de trabalho deixam as pessoas tensas e cansadas. Muitos produtores acreditam no mito de que o “bom profissional não descansa nunca”. Qualquer pessoa deve ter espaços e intervalos para descanso.

Use o bom senso e crie algumas regras coletivas (horário e tempo de intervalo, por exemplo) para uso racional da sala também para um breve relaxamento. Tomar uma água, cafezinho, bate-papo... Recarregue as energias.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: