quarta-feira, novembro 14, 2007

Fascículo 07 - A Equipe


Ilustração: Yara Baungarten


Contratar uma equipe vai além de chamar amigos ou ligar para "uns malucos" que gostam da vida noturna. Ao pensar em quem serão as pessoas que irão trabalhar com você na produção executiva de um show, sugerimos atenção para alguns critérios.


Formação

Verifique se a pessoa que você deseja contratar possui alguma formação técnica relacionada à produção executiva de shows musicais. Quanto mais gente capacitada estiver em sua equipe, menos problemas ocorrerão na realização das atividades.


Disponibilidade

Por mais que se planeje um show, sempre surgem imprevistos. Reúna pessoas que compreendam a necessidade de estarem disponíveis para trabalhar um pouco além do previsto.


Referências

Solicite nome, fone e e-mail de algumas referências profissionais recentes.


Comprometimento

É bastante arriscado trabalhar com pessoas que estão a fim de “curtir o show”.
Tenha pessoas comprometidas com a conclusão das atividades que lhes tenham sido atribuídas no cronograma.


Bom senso

Espécie de “sexto sentido”. Bom senso é saber em que momento uma determinada regra deve ser quebrada.

Ouvir sugestões e refletir sobre isso. Ter humildade para reconhecer um erro quando cometido. Estar atento e respeitar profissionais mais experientes.


Custo

Para poder negociar, você precisa de informação. Antes de sair propondo valores, pesquise que valores os profissionais de sua região costumam cobrar.


Conhecendo os critérios, negocie

Não aceite cegamente argumentos como “este é o meu preço no mercado” ou "é o valor da tabela do sindicato". Mas também não explore ninguém. Quanto mais uma pessoa for
capacitada, mais se justifica o pagamento de valores maiores pelos serviços prestados.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Eu gostaria de saber qual o sindicato que engloba o produtor cultural e qual o piso salarial desse cargo, mas diretamente do produtor executivo. Vc sabe me dizer?

Tassia Corina disse...

Oi Alexandre,

Eu tambem gostaria de saber como as pessoas que estão interessadas em começar a carreira como produtores culturais podem se oferecer para trabalhar em outras equipes de produção para ganhar experiência. Existe algum banco de curriculos, ou alguma rede onde as pessoas podem se encontrar?
Como podemos ficar sabendo de produções que estão precisando de pessoal?

Obrigada

Tássia