A experiente produtora Tatiana Zaccaro, graduada em jornalismo com MBA em Marketing e gerente de negócios da Fagga Eventos, recomendou o livro "Aprenda a Organizar um Show" na reportagem “A Voz da Experiência”, publicada no Jornal O Globo, Caderno Megazine (Profissões), Rio de Janeiro, setembro de 2009.
Por Alê Barreto
O livro "Aprenda a Organizar um Show" segue firme. Hoje ultrapassou a marca de 21.280 downloads.
Muitas vezes, as pessoas se perguntam "o que é preciso fazer para conseguir realizar um projeto". A resposta é simples e complexa: começar a fazer.
Simples porque sempre é possível fazer algo com o que se tem. Complexa porque, no início, pensamos que não é possível fazer por acharmos que não temos nada.
Este livro foi possível porque eu mobilizei uma equipe (e fui estimulado por ela) de pessoas que acreditavam que é possível compartilhar o conhecimento. Mais que isso: é necessário compartilhar o conhecimento.
O livro "Aprenda a Organizar um Show" foi publicado sob licença Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas, desde que seja para uso não-comercial e que sejam compartilhadas pela mesma licença.
Quem foram as pessoas que contribuíram para que esta publicação seja o método de organização de shows, eventos e espetáculos mais utilizado hoje no Brasil? Rodrigo DMart e Yara Baugarten (ver mais em Imagina Conteúdo Criativo) e o designer Everson Nazari.
Este livro foi possível porque eu mobilizei uma equipe (e fui estimulado por ela) de pessoas que acreditavam que é possível compartilhar o conhecimento. Mais que isso: é necessário compartilhar o conhecimento.
O livro "Aprenda a Organizar um Show" foi publicado sob licença Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas, desde que seja para uso não-comercial e que sejam compartilhadas pela mesma licença.
Quem foram as pessoas que contribuíram para que esta publicação seja o método de organização de shows, eventos e espetáculos mais utilizado hoje no Brasil? Rodrigo DMart e Yara Baugarten (ver mais em Imagina Conteúdo Criativo) e o designer Everson Nazari.
Mas é importante lembrar: quem trabalhou na divulgação desta publicação? Além do Rodrigo e a Yara, as 21.280 pessoas que baixaram o livro o divulgam o tempo todo.
A todos vocês, o meu muito obrigado!
E para quem ainda não baixou, seguem os links:
Fascículo 01 - "Fazer a produção", que bicho é esse?
Faça download
Fascículo 02 - As Etapas de um Show
Faça download
Fascículo 03 - Quando
Faça download
Fascículo 04 - Onde
Faça download
Fascículo 05 - Conhecendo o local
Faça download
Fascículo 06 - Cronograma de Atividades
Faça download
Fascículo 07 - A equipe
Faça download
Fascículo 08 - Necessidades de Produção: músicos e técnicos
Faça download
Fascículo 09 - Necessidades de Produção: infra-estrutura
Faça download
Fascículo 10 - Necessidades de Produção: equipe de produção
Faça download
Fascículo 11 - Solicitações, autorizações e contratos
Faça download
Fascículo 12 - Direitos Autorais
Faça download
Fascículo 13 - Divulgação
Faça download
Fascículo 14 - Custos e Sustentabilidade
Faça download
Fascículo 15: Sala de Produção
Faça download
Fascículo 16: Montagem de Palco e Cenário
Faça download
Fascículo 17: Montagem do Som e da Luz
Faça download
Fascículo 18: Montagem de Camarim
Faça download
Fascículo 19: Receptivo e Acompanhamento
Faça download
Fascículo 20: Credenciamento e cortesias
Faça download
Fascículo 21: Bilheteria
Faça download
Fascículo 22: Passagem de Som
Faça download
Fascículo 23: A Cobertura do Show
Faça download
Fascículo 24: Segurança
Faça download
Fascículo 25: O show vai começar!
Faça download
Fascículo 26: Desmontagem do show – parte 1
Faça download
Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2
Faça download
Fascículo 28: Concluindo
Faça download
**************************************************************************Faça download
Fascículo 02 - As Etapas de um Show
Faça download
Fascículo 03 - Quando
Faça download
Fascículo 04 - Onde
Faça download
Fascículo 05 - Conhecendo o local
Faça download
Fascículo 06 - Cronograma de Atividades
Faça download
Fascículo 07 - A equipe
Faça download
Fascículo 08 - Necessidades de Produção: músicos e técnicos
Faça download
Fascículo 09 - Necessidades de Produção: infra-estrutura
Faça download
Fascículo 10 - Necessidades de Produção: equipe de produção
Faça download
Fascículo 11 - Solicitações, autorizações e contratos
Faça download
Fascículo 12 - Direitos Autorais
Faça download
Fascículo 13 - Divulgação
Faça download
Fascículo 14 - Custos e Sustentabilidade
Faça download
Fascículo 15: Sala de Produção
Faça download
Fascículo 16: Montagem de Palco e Cenário
Faça download
Fascículo 17: Montagem do Som e da Luz
Faça download
Fascículo 18: Montagem de Camarim
Faça download
Fascículo 19: Receptivo e Acompanhamento
Faça download
Fascículo 20: Credenciamento e cortesias
Faça download
Fascículo 21: Bilheteria
Faça download
Fascículo 22: Passagem de Som
Faça download
Fascículo 23: A Cobertura do Show
Faça download
Fascículo 24: Segurança
Faça download
Fascículo 25: O show vai começar!
Faça download
Fascículo 26: Desmontagem do show – parte 1
Faça download
Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2
Faça download
Fascículo 28: Concluindo
Faça download
* Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos.
No Rio Grande do Sul, trabalhou com artistas independentes, shows nacionais, festivais internacionais e como prestador de serviços da Opus Promoções. Criou em 2006 o blog "Produtor Cultural Independente". Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e lançou o livro "Aprenda a Organizar um Show" no portal colaborativo Overmundo, já baixado por mais de 20.000 pessoas.
Mora na cidade do Rio de Janeiro. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural. Ministra aulas sobre produção e gestão cultural em projetos do Itaú Cultural e é um dos articuladores do projeto Solos Culturais, parceria do Observatório de Favelas e Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, que tem patrocínio da Petrobras.
(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário