quinta-feira, setembro 13, 2012

Participe do II Encontro FUNARTE de Políticas para as Artes





Por Alê Barreto
alebarreto@gmail.com


Dica recebida da Ana Vasconcelos do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).


II ENCONTRO FUNARTE DE POLÍTICAS PARA AS ARTES


Com o objetivo de aprofundar o debate sobre as políticas públicas na área da cultura e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências nos diversos segmentos artísticos, a Fundação Nacional de Artes realiza, de 12 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro, o II Encontro Funarte de Políticas para as Artes. Nesta segunda edição, o encontro terá como tema as “Interações Estéticas em Rede” e abrirá espaço também para a divulgação de trabalhos teóricos e práticos, divididos em três eixos temáticos: criação e experimentação; acesso, difusão e mediação; e memória e preservação.

As inscrições para apresentação de trabalhos estarão abertas até 03/10.

Poderão participar estudantes em nível de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores (mestres e doutores), gestores de políticas públicas e professores, agentes ou produtores culturais.

Para participar como ouvinte também é preciso se inscrever, entre os dias 3 e 26 de outubro. O encontro é aberto a todos que tenham interesse no assunto.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Aqueles que tiverem pelo menos 75% de frequência no evento vão receber certificado de participação.

Saiba mais em http://www.funarte.gov.br/encontro/



**************************************************************************








Alexandre Barreto é um profissional multicarreira. É administrador com ênfase em marketing e produtor, graduado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É aluno do Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), onde cursa a pós-graduação MBA em Gestão Cultural. Trabalhou em grandes empresas, de diferentes segmentos. Começou sua carreira em produção cultural como autodidata em 2003. Trabalhou com artistas independentes, shows nacionais e festivais internacionais. Criou em 2006 o blog "Produtor Cultural Independente". Em 2007 foi empresário da banda Pata de Elefante e lançou o livro "Aprenda a Organizar um Show" no portal colaborativo Overmundo, já baixado por mais de 20.000 pessoas.

Gaúcho de Cachoeira do Sul, Santa Maria e Porto Alegre, mora na favela do Vidigal no Rio de Janeiro desde 2008. Trabalhou como gestor e produtor cultural do Grupo Nós do Morroconsultor do SEBRAE e da Rede Acreana de Cultura, produtor executivo do espetáculo "Missados Quilombos" (Cia Ensaio Aberto) e iniciou um amplo trabalho independente de formação através de cursos e palestras em várias cidades do Brasil.

Desde janeiro de 2012 é trabalha no Observatório de Favelas como articulador do projeto "Solos Culturais", na favela da Rocinha, uma iniciativa que está formando 100 jovens, com idades entre 15 a 29 anos, de cinco diferentes territórios – Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha – em produção cultural e pesquisa. Este projeto busca priorizar o fortalecimento de expressões culturais já existentes nestes cinco territórios, oferecendo aos jovens “solistas” condições para que explorem ainda mais suas capacidades criativas e articulem novas ações.



(21) 7627-0690 alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: