sexta-feira, setembro 02, 2011

Economia criativa: conheça o Brainstorm9, um site de produção cultural do século XXI


Vídeo mostrando as últimas inovações do Brainstorm9


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Um dos primeiros livros sobre administração que eu li foi "Virando a própria mesa" do empresário Ricardo Semler. Isso foi em 1993, na época em que morei em Erexim, cidade da região norte do Rio Grande do Sul. Tinha terminado há pouco o curso técnico em mecânica. Você sabia que já trabalhei com manutenção de ônibus, projeto de máquinas, ISO 9000 e análise de métodos e processos, antes de trabalhar com administração e produção cultural?. Meus colegas não entendiam porque eu queria ler este livro. Não entendiam que eu não havia me limitado a "ser um técnico" só porque estudei um curso técnico.



Ricardo Semler também não se limitou a estudar administração só pelo fato de que ia herdar as empresas de sua família (Grupo Semco). Nem por isso deixou de ser administrador. Em seu livro ele fala que não quis estudar administração de empresas pelo fato de que "as técnicas de administração mudam muito mais rapidamente do que as escolas".

Na atividade de produção cultural, ocorre o mesmo. Em 2003, quando comecei, a visão inicial sobre a profissão era de que o profissional de produção cultural era uma pessoa que deveria ocupar 90% da sua atividade redigindo projetos para leis de incentivo, editais, buscar patrocínios e prestar contas.

De 2003 até hoje passam-se quase nove anos e boa parte dos cursos, professores, intelectuais e formadores de opinião nesta área ainda teimam em acreditar nisso. Produção cultural é bem mais do que isso.



Eliane Costa, Mestra em "Bens Culturais e Projetos Sociais" descreve em seu recente livro "Jangada Digital" que Gilberto Gil foi questionado, logo após sua posse como Ministro da Cultura, sobre quais seriam suas diretrizes da política cultural do novo governo. Ele respondeu: "a abrangência".

Esta também é a minha escolha: "a abrangência". Não limito as minhas competências para o trabalho na nova economia criativa nos dias de hoje porque algumas pessoas e empresas ainda não entenderam que podemos utilizar nossas múltiplas habilidades.

Uma das minhas habilidades é reconhecer a cultura onde muitas pessoas acham que não há cultura.

Nas últimas aulas da disciplina “Novas Mídias na Comunicação”, que estou cursando no MBA em Gestão Cultural, recebi uma excelente dica do professor Walter Romano (anotem esse nome).



Trata-se do Brainstorm9. Segundo informações do próprio site, "é um veículo online brasileiro independente que fala sobre criatividade e inspiração, seja na publicidade, internet, negócios, social media ou comunicação digital em geral".

Quer definição mais próxima do que é produzir cultura hoje?

Saia do mundo reduzido das infindáveis reclamações sobre as dificuldades de se produzir cultura no Brasil. Entre no Brainstorm9 (http://www.brainstorm9.com.br) e aprenda mais sobre o novo cenário da economia criativa, que é o ambiente da produção cultural no século XXI.


*********************************************************************************

O Produtor Cultural Independente está construindo a próxima turma do curso "Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro. É fácil participar. Inscreva-se!


Turma de Belo Horizonte (julho de 2011)/foto: Patrick Azevedo


Leia rapidamente informações sobre o curso e participe!



*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: