sexta-feira, agosto 19, 2011

Escritório coletivo independente: o novo programa do Produtor Cultural Independente


Conheça o clipe "Pesadelo no Bambus" da Pata de Elefante, com produção, direção e finalização da Cartel Graphics, roteiro de Sandré Sarreta, animação e montagem de Celso Bazuca e Ronibas e ilustração de Ronibas


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Sou um produtor que se preocupa com a prática profissional e com a reflexão sobre esta prática. Acredito que esta postura profissional é importante para um produtor.

Iniciei um estudo há alguns meses visando identificar questões que estão sempre presentes no universo de quem faz produção (leia-se aqui: que trabalha nas cadeias produtivas da arte, comunicação, cultura, eventos e entretenimento), no Brasil e em outros países do mundo. Isso mesmo: nossos países vizinhos da América Latina, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Índia, China, Rússia e Japão.


Pelo menos uma das questões abaixo estão presentes no dia a dia da maior parte dos produtores:


- Como sair da rotina do dia a dia e perceber sua atividade de maneira mais ampla, com tempo escasso?

- Como enxergar com clareza as ações já realizadas ou em andamento que não geram muito resultado?

- Como mudar o que não gera resultado?

- Quais são os diferentes perfis de profissionais de produção que mais estão em sintonia com a busca de pessoas e empresas que contratam este de trabalho?

- Como identificar com clareza quais habilidades já temos e quais podemos desenvolver para estar em sintonia com pessoas e empresas que contratam este de trabalho?

- Como utilizar a internet para aproximar o que melhor sabemos fazer de pessoas e empresas que necessitam destas habilidades, reconhecem o valor destas competências e necessitam contratar o trabalho de produção?

- Como participar de equipes de trabalho remuneradas em ambientes instáveis, de grandes incertezas, com pessoas difíceis, com grande competição, mantendo nossa qualidade de vida?

- Como se relacionar com as novas tecnologias e equipamentos de informação e comunicação de forma equilibrada, para conciliar bem estar com bons resultados no trabalho? Leia-se "bem estar" como poder dar ideias, sugestões, ter autonomia para trazer resultado, enxergar uma empresa como uma equipe, ter produtividade, aprender, crescer na carreira, ser reconhecido e ser bem remunerado.


Decidi encontrar respostas práticas para estas questões através do conceito de inteligência coletiva (ver Pierre Lévy).

A primeira etapa será a seleção de colaboradores voluntários para a construção do "Escritório Coletivo Independente", uma equipe que vai pesquisar e compartilhar conteúdo através de blogs e redes sociais.


Como participar da seleção para o "Escritório Coletivo Independente"?

Enviar e-mail para alebarreto@gmail.com apresentando as seguintes informações:

- Nome completo, data de nascimento, gênero (masculino/feminino), cidade e estado de origem;
- Histórico no trabalho de produção (que ações já fez, se está estudando, se está começando, se deseja começar, se já tem experiência mas pouca formação, etc.);
- Qual sua relação com o blog Produtor Cultural Independente (quando leu pela primeira vez, se acompanha, qual a frequência de leitura, como já utilizou os conhecimentos do blog, que resultados práticos obteve no dia a dia, etc.);
- Se já atuou como voluntário (descrever brevemente a experiência);
- De que forma participar como colaborador voluntário em pesquisa e compartilhamento de conteúdo para o blog Produtor Cultural Independente você acredita que irá contribuir com os seus objetivos;
- Quanto tempo livre possui na semana para uso de internet;
- Qual o tempo médio que responde um e-mail.


Critérios que serão utilizados para a seleção


Clareza e objetividade na comunicação

As informações solicitadas no item "Como participar da seleção de colaboradores voluntários" deverão ser apresentadas em um texto com tamanho aproximado de uma folha A4.


Afinidade com práticas de compartilhamento do conhecimento

Preferência para quem já vive em ambientes de compartilhamento de conhecimento.


Disponibilidade para participar

Preferência para quem possui maior tempo livre para uso de internet. Tempo livre é o tempo que está conectado e velocidade na interação através da rede.


Equilíbrio entre teoria e prática

Preferência para pessoas que demonstrarem buscar ações práticas e reflexão sobre a prática.


Número de vagas

- Brasileiros residentes no Brasil
No momento, o Produtor Cultural Independente poderá acompanhar somente 1 (uma) pessoa por estado, no Brasil.

- Estrangeiros residentes no Brasil
Deverá comprovar estar morando no Brasil e acompanhando a cena cultural do país no mínimo desde 2003 e que fala e escreve em língua portuguesa de forma fluente. Não há número de vagas definido. Será analisado caso a caso.

- Pessoas residentes em outros países
Brasileiros residentes no exterior ou estrangeiros residentes em outros países poderão participar da seleção. Para isso, será necessário falar e escrever em português. Não há número de vagas definido. Será analisado caso a caso.


Entrevista via skype

Todos os e-mails recebidos serão analisados. As pessoas selecionadas serão convocadas para reunião via skype.

As pessoas aprovadas na reunião via skype, serão convidadas a integrar a primeira etapa da pesquisa.


Prazo

A seleção desta primeira etapa começa hoje e vai até o dia 30 de setembro de 2011.


Quem não for aprovado nesta primeira fase

Quem não for aprovado na primeira seleção, poderá se inscrever em futuros processos seletivos.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

2 comentários:

ReNata Batista disse...

Nossa,Alê! Que iniciativa legal essa!
Desejo muito sucesso ao empreendimento e lamento não ter boa disponibilidade para contribuir.

Mas acredito na pertinência dessas reflexões e vou aguardar os resultados, que certamente vão contribuir bastante!

Grande abraço dessa fã!

ReNata Batista

Alexandre Barreto disse...

Oi Renata!
Estamos construindo juntos!
Você é parte desta construção!
Um beijo!
Alê