terça-feira, agosto 02, 2011

Dia a dia: organize suas ideias




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A frase do título parece óbvia, mas não é. A maior dificuldade que qualquer pessoa tem é definir o que quer. Cada vez mais somos bombardeados por um número maior de opções para escolher.

No passado, isso acontecia mais através do rádio, jornais, revistas e livros. Depois veio a TV. Hoje, basta ligar o telefone e o computador para receber a divulgação de produtos e serviços, cada vez mais atraentes e sedutores.

Em meio a esta tempestade, acho fundamental pensar na presença digital saudável. Conviver no meio desta ambundância de informações, sem se sentir obrigado a ter que consumir algo, ler algo ou fazer o que todos estão fazendo.

Então, respire. Respirou? Agora defina o que você quer.

Pegue uma caneta e papel. Abra um arquivo de texto. O meio não importa. Importa é "aterrisar" a ideia, que geralmente não é uma ideia, mas sim um "conjunto" de ideias.

Escreva uma vez. Depois se permita um "período" de criação, no qual você irá buscar ir melhorando o que escreveu até conseguir ler uma ideia que represente claramente algo que você quer realizar.

Parece simples? Ao começar a fazer, você irá perceber que às vezes é simples e às vezes não é.

Ao definir com clareza o que antes parecia ser um simples pensamento, você dará um pequeno grande passo. Você irá perceber se é algo simples ou complexo, se lhe parece possível realizar e o quanto você está disposto a investir da sua vida para que isso aconteça.

Organize suas ideias e você terá mais qualidade de vida.


*********************************************************************************

Produtor Cultural Independente lança em agosto um programa de capacitação



O Produtor Cultural Independente, em parceria com o Espaço Ideal Eventos (www.espacoidealeventos.com.br), irá realizar a partir de agosto um programa continuado de capacitação para atuação em arte, comunicação, cultura e entretenimento, no Rio de Janeiro e a partir de setembro em São Paulo.

Serão 6 cursos que oferecem uma formação básica e aplicada. Farão parte deste programa os cursos "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista".

Quem realizar todos, receberá um certificado que comprova a participação em todo o programa de qualificação.

Acompanhe as próximas notícias e seja um produtor cultural independente!


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: