domingo, agosto 21, 2011

Cinema: Fundação CSN lança programa que valoriza diversidade cultural e a memória


Entrevista sobre Memória com Laís Bodanzky


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Recebi da assessoria de imprensa da Fundação CSN uma ótima notícia: foi lançada a primeira edição do programa Histórias que Ficam. Serão selecionados projetos de diferentes regiões brasileiras, do gênero documentário, com tema memória. A iniciativa busca apoiar criações audiovisuais, revelando a diversidade da produção nacional.

O programa Histórias que Ficam irá oferecer consultoria especializada para os realizadores contemplados durante todas as etapas de produção dos documentários. Para isso, reuniu uma equipe de diretores, roteiristas, produtores e montadores experientes, tais como Eduardo Coutinho, Marcelo Gomes, Luis Bolognesi, Daniela Capelato, Karen Harley, Guilherme Coelho, Leonardo Edde e Waldir Xavier.

O programa Histórias que Ficam conta com recursos da Lei Rouanet.

Saiba mais sobre o programa


Fundação CSN

Uma das cinco maiores investidoras de cinema no Brasil, a CSN tem como braço social a Fundação CSN, responsável por iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades nas quais atua.

Somente no campo do audiovisual, foram 36 filmes desenvolvidos com o apoio da CSN, entre os anos de 2004 e 2010 – boa parte deles de caráter documental. No catálogo de obras realizadas com o apoio da empresa estão títulos como “Tropa de Elite” (I e II), “Terra Vermelha”, “Eu e Meu Guarda-Chuva”, “O Contador de Histórias”, “Besouro”, além dos documentários “A Raça-Síntese de Joãosinho Trinta”, “Doutores da Alegria”, “Fordlândia” e “Garapa”.

A empresa patrocina outras iniciativas culturais e sociais rigorosamente selecionadas. Entre os projetos que receberam apoio estão a exposição “Lúcio Costa - O Arquiteto”, em comemoração aos 50 anos de Brasília, o livro “Direitos Humanos - Imagens do Brasil”, o projeto de construção da Biblioteca Brasiliana na USP, com o acervo de Guita e José Mindlin e o Museu de Congonhas (Centro de Referência do Barroco e Estudos da Pedra).

Nos últimos anos, a CSN incentivou R$ 88 milhões em projetos culturais, sendo R$ 16,6 milhões em filmes (Leis do Audiovisual, Rouanet e ProAC).

Saiba mais sobre a Fundação CSN

Fonte: A Dupla Informação - aduplainformacao@gmail.com
Fábio Gomides – (31) 9693-2767
Ariane Lemos – (31) 9751-0445
Conceição Cruz – (31)8672-8791
Cristiana Brandão – (11)6367-7071


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: