quinta-feira, maio 05, 2011
Que tal pensar em compras coletivas para que mais pessoas conheçam o seu trabalho?
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Nos últimos posts falei sobre escritórios coletivos e metodologia de trabalho coletivo. Em busca de viabilizar suas ideias, as pessoas utilizam sua criatividade para inventar novas formas de organização do trabalho ou para recombinar formas já existentes.
Enquanto buscamos viabilizar a oferta de um serviço, outras pessoas buscam viabilizar o consumo deste serviço. Ou seja: eu busco viabilizar um show e as pessoas que gostam de um determinado artista ou gênero musical buscam viabilizar a sua vontade de participar desta experiência cultural. Estes dois movimentos têm sido facilitados através dos sites de compras coletivas.
A ideia de organizar a demanda de pessoas que buscam um determinado produto ou serviço facilita a vida de todos. Empresas e consumidores melhoram sua produtividade. As empresas conseguem obter lucro, planejando melhor a sua oferta. Os consumidores conseguem obter um maior aproveitamento da sua renda, pois conseguem ter acesso a novos produtos e serviços com preços menores.
Eu sou muito favorável a esta ideia. Por isso já comecei em Brasília a autorizar a distribuição dos cursos "Aprenda a Produzir uma Banda (16 de maio, saiba mais) e "Aprenda a Organizar um Show" (17 de maio, saiba mais) também através do site de compras coletivas Desconteca (www.desconteca.com.br). É bastante construtiva esta prática, pois levo o meu trabalho a mais pessoas. Geralmente as pessoas deixam a sua inscrição para os três últimos dias, o que dificulta a organização do curso.
Utilizando o site de compras coletivas, é possível ter um melhor planejamento. E na medida que as pessoas vêem que já existem inscritos, se estimulam e ingressam no grupo. Um exemplo prático: há poucos dias haviam 2 pessoas inscritas nestas novas turmas de Brasília. Rapidamente cresceu e agora já são 14!
Para um evento, é a mesma coisa. Se você utilizar esta forma para comercializar seus ingressos, garanto que você vai aumentar a possibilidade de ter uma platéia cheia. Quer tentar?
Leia também o texto "Sites de compras coletivas se beneficiam das redes sociais para fazer negócio" de André Bürger no site Nós da Comunicação.
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.
Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Alê Barreto é cliente do Itaú.
*********************************************************************************
O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário