domingo, janeiro 23, 2011

Criatividade traz grandes resultados




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Você acha que os resultados de suas criações artísticas e projetos são fruto apenas de talentos com os quais você nasceu? Se devem somente ao estudo acadêmico? A educação que você recebeu de sua família?

É interessante perceber que bons resultados muitas vezes partem de algo aparentemente muito simples: a criatividade. Mas muitas empresas e instituições, públicas e privadas, ainda tem dificuldade de perceber isso.

Na foto acima você está vendo Biz Stone, 36 anos, um americano que nasceu em Boston e foi criado num subúrbio. No início dos anos 90 começou as faculdades de literatura e teatro, mas não concluiu. Trabalhou vários anos como artista gráfico produzindo capas de livros. Quantas pessoas no Brasil você conhece que tem 36 anos, que começaram alguma faculdade e não concluíram e também trabalham com artes gráficas?

Pois é. Ele é um dos fundadores do Twitter.

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de agosto de 2010, publicou uma entrevista feita com ele. Destaco aqui uma das respostas mais instigantes deste americano que foi eleito uma das cem personalidades mais influentes do mundo pela revista Time:

[início da pergunta]

O que é criatividade e como o senhor a aplica no seu dia a dia?

Biz Stone: Criatividade é um recurso renovável. O acesso a ela é inesgotável: todo mundo é criativo. O que é ótimo. De onde você tira e como você acessa esse recurso? Na minha opinião, você é mais criativo na medida em que acumula diferentes experiências. Muitas pessoas permanecem presas a uma forma específica de pensamento e preferem interagir apenas com pessoas do mesmo tipo. Eu acho que, quanto mais amplas forem suas experiências, mais você pode utilizá-las para criar conexões. Você pode ter ideias que não teria normalmente. Gosto muito de viajar e de conversar com pessoas que sejam totalmente alheias ao meu universo. No ano passado, dei praticamente uma volta ao mundo, basicamente para trocar ideias com gente diferente.

[fim da pergunta]

Antes de pensar que um profissional bom é quem "realiza", pense na possibilidade de começar a selecionar pessoas com repertório para trabalharem com produção de arte, comunicação, cultura e entretenimento.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: