terça-feira, dezembro 14, 2010

Estado do Ceará cria Instituto de Economia da Cultura para potencializar a cadeia produtiva cearense




Por Alê Barreto*


Na maior parte dos estados brasileiros (inclusive RJ e SP), ainda não é muito comum a cultura ser vista como negócio. Em função disso, raras vezes recebe espaço no editorial de um jornal. Na sexta-feira passada o jornal Diário do Nordeste deu destaque para a cultura em seu editorial ("Cultura como negócio") e no Caderno 3, com a excelente matéria "A arte como negócio", produzida por Mayara de Araújo, sobre o trabalho que a Secretaria de Cultura e a ONG Embaixada Social estão realizando no estado do Ceará.

No editorial, uma pista para todos que desejam trabalhar com cultura ou ampliar suas atividades:

"No mercado, entender seu próprio ofício não é o suficiente: é necessário, também, compreender o funcionamento do mercado. Para tornar-se rentável, o ofício deve tornar-se profissão e, assim, atender a certos padrões de atuação, atendimento e relação com clientes e parceiros".

Na matéria, um conselho importantíssimo de Jonhson Sales, coordenador do projeto "Instituto Economia da Cultura", que pode orientar empreendedores que estão buscando a sustentabilidade de suas ações:

"De imediato, não dá para atender a todos. Priorizamos grupos mais organizados, com mais tempo de atividade. Uma vez selecionados, criamos ferramentas para auxiliá-los. Os grupos estruturados podem mobilizar e ajudar outros. Essas pessoas não podem ficar na dependência nem da Secult, nem da Embaixada Social e muito menos de financiadores".

Leia a matéria na íntegra

*********************************************************************************

Começa amanhã o curso "Aprenda a Organizar um Show" em Porto Alegre



Através da parceria com a gestora cultural Janaína Magalhães e o apoio do Santander Cultural, começa amanhã a 11ª turma do curso "Aprenda a Organizar um Show".

A última turma do curso foi realizada na Unisinos e o curso já circulou pelos estados do RJ, DF, GO, AC e MG.

Como participar: entre em contato e faça sua inscrição com a Janaína Magalhães (51)9115-5321 ou janaina.cultur@gmail.com

Saiba mais

Agradeço a divulgação que está sendo realizada pela Porto Web, pelo Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre e pelo Observatório de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. Gosta de planejar e de meter a mão na massa. É também autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Trabalha sua presença digital saudável nos blogs Alê Barreto, "Aprenda a Organizar um Show" e Encantadoras Mulheres.

Recomenda a todos que conheçam a Associação Brasileira de Gestão Cultural e o SEBRAE.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)


alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: