sexta-feira, novembro 26, 2010

Instituições que oferecem formação em organização da cultura




Por Alê Barreto*


Iniciei a minha sexta-feira lendo o artigo "A crise no rio e o pastiche midiático" de Luiz Eduardo Soares. Para quem não o conhece, Luiz Eduardo é antropólogo, coordena a especialização em segurança pública da Universidade Estácio de Sá, dá aulas na pós-graduação em direitos humanos e ciências sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é escritor. É co-autor dos livros Elite da Tropa (Editora Objetiva) e Elite da Tropa 2 (editora Nova Fronteira).

No texto, o antropólogo dá uma aula de leitura crítica da mídia, tema que tratamos nos posts anteriores. É muito interessante perceber que ele analisa as perguntas que são feitas sobre a crise e mostra outras possibilidades.

O artigo de Luiz Eduardo Soares é uma verdadeira aula para produtores culturais independentes, pois não consigo pensar em uma formação para produtor cultural que não inclua as questões sociais. Esta aula me motivou a compartilhar mais informações para que o campo da produção cultural no Brasil se desenvolva.

Uma equipe coordenada pelos pesquisadores da UFBA Albino Rubim, Alexandre Barbalho e o Leonardo Costa criou o primeiro Mapeamento da Formação em Organização Cultural no Brasil. Neste trabalho constam 257 instituições de ensino.

Quem quiser informações sobre educação para a produção cultural (sentido amplo), só pesquisar no site.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Um comentário:

SUZANNE XAVIER disse...

Oi, Alê!
Gostei muuito do seu blog!!
Dá pra sacar que não é pouco o seu envolvimento com a produção cultural, parabéns, muitas intervenções interessantes!
Mas, queria que me desse uma dica de referência para metodologias envolvendo a área cultural. Preciso ajudar na elaboração de um curso sobre gestão cultural, mas tem muito pouco material com tais metodologias, ou pelo menos não tenho acesso.
Agradeceria muito as indicações.
Abraço!
Suzanne