domingo, novembro 28, 2010

Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura lança novo livro sobre políticas culturais, democracia e conselhos de cultura dia 03 de dezembro




Por Alê Barreto*


Depois de divulgar o mapeamento da formação em organização cultural no Brasil, que mostra 257 instituições de ensino, faço questão agora de contribuir para divulgar o lançamento do livro "Políticas Culturais, Democracia & Conselhos de Cultura" de Antonio Albino Canelas Rubim, Taiane Fernandes e Iuri Rubim. É o oitavo exemplar da coleção Coleção Cult.

O livro é um produto de um importante projeto que está sendo realizado pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia em parceria com o Ministério da Cultura.

Quem estiver em Salvador ou redondezas, anote na agenda: dia 03 de dezembro, às 20h30, no Conselho de Cultura da Bahia, que fica no Palácio da Aclamação, no Campo Grande.

Para quem não conhece a relação da UFBA com a cultura, transcrevo abaixo um trecho do texto contido no site deste projeto:

"A Universidade Federal da Bahia (www.ufba.br) tem rica tradição em formação, pesquisa e extensão na área da cultura. Na graduação, ela tem praticamente cursos em todas as áreas culturais, alguns deles pioneiros como cursos universitários no país, a exemplo de: Dança; Teatro e Produção Cultural, ainda hoje um dos poucos existentes no Brasil. Na pós-graduação, a UFBA oferece programas em quase todo o campo cultural, praticamente todos com avaliação muito positiva da CAPES. Na pesquisa e na extensão em cultura a atividade da UFBA tem destaque nacional e internacional, com núcleos, como o Centro de Estudos Afro-Orientais, pioneiro nos estudos da cultura afro-brasileira. O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (www.ihac.ufba.br), órgão executor do projeto, também detém expertise na área dos estudos da cultura. Na graduação, mantém bacharelados interdisciplinares em Artes e em Humanidades e está criando habilitações em Políticas e Gestão Culturais e em Artes e Tecnologias Digitais. Na pós-graduação possui o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (www.poscultura.ufba.br), com linhas de pesquisa em Cultura e Desenvolvimento e em Cultura e Identidade. Além disto, mantém o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (www.cult.ufba.br), dedicado à pesquisa e à extensão em cultura. Assim, a UFBA e o IHAC congregam relevante expertise na área de formação, estudos e de desenvolvimento de atividades culturais".

Para conhecer mais, acesse o site http://www.conselhosdecultura.ufba.br

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: