segunda-feira, setembro 20, 2010

Tags mais usadas para se fazer uma boa parceria




Por Alê Barreto*


A todo momento surgem oportunidades de se formar parcerias. Este pensamento me veio à mente sábado passado, durante confraternização com alunos da 9a. turma do curso "Aprenda a Organizar um Show" que realizei em Belo Horizonte. O curso somente aconteceu porque eu e a produtora Ludmilla Lima estabelecemos uma parceria entre nós. A Ludmilla fez a produção local desta ação cultural educativa graças a colaboração do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, do restaurante Bem Natural e da galeria Quina.

Assim como podemos aprender a produzir shows, construir parcerias profissionais também se aprende. Mas formar parcerias não é uma mera diversão.

É fácil fazer amigos na noite. É fácil fazer amigos em atividades de entretenimento. Mas fazer amigos não é sinônimo de formar parcerias profissionais.

Festa é festa. Trabalho é trabalho. Precisamos estar atentos para o fato de que o capitão, comandante, tio, brother ou camarada que encontramos pelo mundo nem sempre possui as competências específicas que irão contribuir com os nossos projetos.

Que tal aumentar suas chances de formar boas parcerias?

Sintetizei aqui passos fundamentais, que são espécies de "tags mais usadas" na busca de se fazer uma boa parceira. Imprima e ande com uma cópia ou salve o conteúdo num arquivo e utilize quando fizer o movimento de construir novas parcerias.


Check-list para formação de novas parcerias


Espaços de diálogo

As novas tecnologias de informação e comunicação tem permitido que pessoas se relacionem profissionalmente à distância. Contudo, é necessário se criar um espaço de diálogo dinâmico.

Convidar alguém através do mural do facebook, orkut, etc. ou direct message no twitter é um recurso que devemos usar somente quando não há outra forma de dialogar. O melhor é sempre criar espaços de diálogo agendando uma reunião. E a reunião pode ser presencial ou à distância.


Seja objetivo nas reuniões

Monte uma pauta dos assuntos que serão tratados na reunião. Exemplo: “amigos, proponho que a gente faça uma pauta com os assuntos que vamos tratar na reunião de hoje, para que ela seja mais produtiva possível para todos”;

Estabeleça um tempo máximo para os diálogos

A reunião irá durar 1 hora? 2 horas?


Entenda a proposta

Qual é a proposta de parceria que estão lhe propondo?


Capacidade de realização

Você tem tempo para realizar as ações que estão sendo direcionadas para que você realize?


Necessidades dos parceiros

Porque as pessoas interessadas em fazer a parceria entraram em contato com você?


Suas necessidades

Quais são as suas necessidades? O que você está buscando?


Relação

Como os prováveis parceiros estão pensando que está parceria irá funcionar? Quais serão as ações envolvidas? Quais serão os prazos que deverão estar concluídas estas ações? Como serão as trocas? Liste cada ação e seu prazo respectivo.


Tempo

Quando a parceria irá acontecer?


Acompanhamento

Como será acompanhada a realização das ações propostas? Uma reunião semanal? Uma reunião quinzenal? Reuniões em datas pré-programadas? Informes via e-mail?


Custos

Existem custos inerentes a realização destas ações? Quem irá pagar estes custos?

Independente de quem vá pagar, avalie a relação custo/benefício.


De posse destas informações você terá mais clareza na hora de construir as suas parcerias.


Não esqueça da ata da reunião

Nela devem constar: data de realização da reunião, participantes, ações que serão realizadas, prazos e quem será o responsável pela realização de cada ação e quando serão realizadas as reuniões para acompanhamento.


Bom humor e alto astral

Sempre ajuda nas negociações

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* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

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