segunda-feira, maio 10, 2010

Itaú Cultural e Fundação Casa Rui Barbosa lançam o edital 2010 Rumos Pesquisa na próxima quarta-feira no RJ




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Você sabia que o Itaú Cultural além de promover ações culturais nas áreas de Literatura, Música, Teatro, Jornalismo Cultural, também estimula a pesquisa em gestão cultural?

Conheça mais através do e-mail que recebi hoje do Luiz Pedreira do Itaú Cultural.


2010/5/10 Itaú Cultural - Comunicação Dirigida itaucultural@comunicacaodirigida.com.br


Itaú Cultural e Fundação Casa Rui Barbosa
convidam


Investigação no campo da cultura, gestão cultural, patrimônio cultural, museus e memória social são os temas das palestras que ocorrem dia 12 de maio, quarta-feira, início às 18h, na Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados nos temas em pauta.

Dia: 12 de maio, quarta-feira / Início às 18h
Local: Rua São Clemente, 134, Botafogo - Fundação Casa de Rui Barbosa / http://www.casaruibarbosa.gov.br/
Entrada franca: não há necessidade de reserva antecipada (300 lugares). Lotação por ordem de chegada.

Temas e palestrantes

- Gestão Cultural e a Capacitação de Gestores de Cultura: o Caso de São Gonçalo com Cleisemery Campos Costa
A palestrante é arte educadora, agente cultural e professora de História, com Licenciatura em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores-FFP/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Tem graduação em História e Mestrado em História Social e Política do Brasil, pela Universidade Salgado de Oliveira. Realizou trabalhos e atividades no Teatro de Bonecos Trio de Três, na passagem pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo, e na Comissão Estadual dos Gestores de Cultura – com ênfase na atuação em História e Cultura, nos seguintes temas: cultura, política e cultura, cidade e sociedade, cidadania cultural, políticas públicas, políticas culturais, gestão cultural, educação, patrimônio cultural e memória, arte educação.


- Arte como instrumento de cidadania e artista como trabalhador: duas abordagens de investigação no campo da cultura, com Liliana Segnini e Cibele Rizek

Cibele Risek, possui graduação em Ciências Sociais pela USP, mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP e doutorado em Sociologia pela USP. Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, também da USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, reestruturação produtiva, habitação, espaço público e cidadania.

Liliana Segnini é doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP, Livre Docente pelo Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp; professora e pesquisadora do programa de Doutorado em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, sociologia do trabalho, sociologia do trabalho em serviços, sociologia do desemprego, trabalho precário, divisão internacional do trabalho, mundialização, mercado de trabalho, trabalho artístico - música e dança, trabalho e indústria cultural.

As palestras fazem parte do programa Rumos Itaú Cultural, que neste ano lança o edital Rumos Pesquisa e mais outros editais em áreas distintas: Literatura, Música e Teatro.

Mais informações sobre os editais no site www.itaucultural.org.br/rumos. O programa também mantém um blog com notícias: http://www.itaucultural.org.br/blogdorumos.

A atividade será aberta, às 18h, por Josiane Mozer, do Observatório Itaú Cultural que dará todas as informações sobre os editais Rumos Itaú Cultural.

contato:
luiz pedreira | itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | tel 11 3881-1710

Nenhum comentário: