quarta-feira, abril 07, 2010

Aprenda a Produzir uma Banda


Uma carreira necessita tempo para ser construída assim como um jardim


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Estar escrevendo "Começar a fazer", meu próximo livro, me leva a muitas reflexões. Me faz pensar nas escolhas que eu fiz, no que estou vivendo e aonde quero chegar. Cada vez mais percebo que a opção de trabalhar com cultura como uma construção tem se mostrado uma das melhores decisões que tomei.

Esta percepção procuro compartilhar no blog, nos meus textos, nos meus cursos. Decidir construir uma vida independente através da arte e da cultura ampliou a minha vida. Minha mãe, pai, irmãos, cunhado, sobrinho, namorada vibram com cada novidade. Mas também ficam apreensivos a cada problema que aparece, pois uma carreira de artista ou de produtor não é um mar de rosas. A área cultural está começando a dar os primeiros sinais de organização no plano global e no Brasil. Portanto, trabalhar de forma sustentável na área da cultura, gerando renda de forma permanente para sobrevivência e para investir em nossos projetos de vida é um desafio em qualquer país do mundo.

Quando se trabalha com a ideia de "construção", nossa carreira vai sendo construída como uma casa. Não há mágicas e nem ilusões. Por mais que as novas tecnologias de informação e comunicação pareçam ser a solução milagrosa para tudo, todo mundo sabe que para construir uma casa é necessário aprendizado, recursos, dedicação e tempo. Ter um IPad, um netbook, um IPhone, estar conectado a redes sociais pode ser muito útil, mas não substitue a caminhada de que temos que fazer.

Tudo que tenho vivido e pesquisado me leva a crer que todo mundo tem o direito de começar a fazer o que deseja. Precisa às vezes somente de um empurrãozinho. Pensando em contribuir com isso, criei um novo curso que pretendo ministrar em Brasília no mês de maio.

Apresento a vocês o material de divulgação, em primeira mão. Sintam-se à vontade para fazer comentários.


Participe do curso “Aprenda a Produzir uma Banda”
e prepare-se para aproveitar oportunidades



Ilustração: Eliane Barreto


Aprenda a Produzir uma Banda é um curso intensivo que ensina os primeiros passos para quem deseja aprender a administrar sua carreira artística ou produzir artistas solo, grupos culturais e bandas independentes.

Em uma jornada dinâmica os participantes aprendem de forma descontraída quais são as atividades básicas e avançadas de um produtor, quais são os recursos importantes para a produção de uma banda, kit inicial de comunicação para a banda, noções de atendimento, condução de reuniões, negociação, agenciamento, avaliação de risco de proposta de trabalho, critérios para boas relações de trabalho e como cobrar pelo exercício da atividade.

O curso foi desenvolvido pelo administrador de empresas e produtor independente Alê Barreto, autor do livro “Aprenda a Organizar um Show” (acessado por mais de 10.000 pessoas) e gestor do blog “Produtor Cultural Independente”(www.produtorindependente.com). “Qualquer pessoa pode fazer produção, desde que possua tempo, conhecimento, recursos e, de preferência, vocação para a atividade”, afirma o produtor.

Alê Barreto é um produtor profissional que acompanha os recentes movimentos de organização do setor cultural brasileiro.


Conteúdo programático:

• O que é produzir uma banda?

• Que banda pode ser produzida?

• Quem pode produzir uma banda?

• Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças

• Atividades básicas de um produtor (atendimento/ comunicação/ secretariado/agenciamento/captação de recursos/financeiro)

• Atividades avançadas de um produtor (planejamento de marketing/ planejamento de comunicação/ planejamento estratégico)

• Recursos importantes para produção de uma banda

• Kit inicial de comunicação para banda

• Noções básicas sobre atendimento

• Noções básicas sobre condução de reuniões

• Noções básicas sobre apresentação de projetos

• Noções básicas sobre negociação e agenciamento

• Avaliação de risco de propostas de trabalho

• Formatos de trabalho saudáveis

• Critérios para boas relações de trabalho

• Como cobrar pela realização do seu trabalho

• Gestão de expectativas (objetivos/reuniões de acompanhamento)


Ministrante

Alê Barreto é bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes (RJ). Atuou na produção de festivais (Claro que é Rock, IBest Rock), espetáculos internacionais (Avril Lavigne, Whitesnake e Scorpions), shows nacionais (Ivete Sangalo, Acústico MTV Bandas Gaúchas), montagens teatrais (Grupo Nós do Morro, RJ) e shows de artistas independentes (Kleiton e Kledir, Antonio Villeroy). Assessora a banda Pata de Elefante (vencedora do VMB2009 da MTV como melhor grupo instrumental) no lançamento de seu novo CD no Rio de Janeiro. Administra o blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com), realiza consultoria para o Sebrae para organização e estruturação de grupos culturais no estado do Acre, ministra cursos, oficinas e palestras. Está escrevendo seu segundo livro.

Assista ao vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=I_uoCITJJJk


Serviço:

O que: curso “Aprenda a Produzir uma Banda”

Objetivo: capacitação livre para começar a administrar artistas solo, grupos culturais e bandas independentes

Público Alvo: pessoas interessadas em desenvolver atividades de gestão de carreira artística

Inscrições e informações em Brasília:

Mirella Malta
Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor
Fone: 61-9273-9002
E-mail: mirellamalta@globo.com

10 comentários:

cg disse...

Alê, Salve !

Estou muito interessado em promover seu curso “Aprenda a Produzir uma Banda” na zona leste da cidade de são paulo, minha intenção é conseguir um patrocínio local e oferecer as vagas para um público que já está comprometido com a música, ensaia regularmente e já entendeu que tem que tocar sempre, toda semana, porém que ainda não está profissional.
Por favor envie um orçamento detalhado para a realização do curso num único fim de semana, bem no esquema intensivão,é no momento nossa realidade de produção .
Agradeço a atenção.
Venha, vamos armar mais essa!

Cláudio gomes
claudiocapim@gmail.com
11-3334.0729 e 11-969.5699

Alexandre Barreto disse...

Olá Cláudio!
Obrigado pelo contato e por acompanhar o blog. Já enviei as informações solicitadas.

Um grande abraço,

Alê Barreto

Bruno Francesco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Francesco disse...

Tenho um blog sobre música e gostaria de publicar esse curso nele. Tem uma apresentação curta e imagem para enviar?

http://brunofrancesco.com.br

um abraço

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Grande idéia, mas, como poderei ter acesso a esse material? E prara trazer o curso para Porto Alegre?
Fico no aguardo..

Unknown disse...

Perdi a oportunidade de participar deste curso em Brasília, quando terei outra chance de ver este curso aqui na cidade novamente? Tenho muito interesse.

Marco Aurélio
marcOzero Produções
marcozero@correioweb.com.br

Unknown disse...

Poxa parabéns, fiquei muito feliz e ao mesmo tempo interessado, porém Contagem MG e não sei como eu poderia, de alguma forma obter o curso, talvez material didático.
Gostaria mais uma vez de parabeniza-lo, seu trabalho merece muito reconhecimento, desejo continuar em contato, uma vez que já me considero um fâ do seu trabalho.
rhlotti@hotmail.com

Unknown disse...

Poxa parabéns, meu nome é Ricardo Lotti, tenho uma banda de pop rock e fiquei muito feliz e ao mesmo tempo interessado, porém moro em Contagem MG e não sei como eu poderia, de alguma forma obter o curso, talvez material didático.
Gostaria mais uma vez de parabeniza-lo, seu trabalho merece muito reconhecimento, desejo continuar em contato, uma vez que já me considero um fâ do seu trabalho.
rhlotti@hotmail.com

Unknown disse...

Poxa parabéns, fiquei muito feliz e ao mesmo tempo interessado, porém Contagem MG e não sei como eu poderia, de alguma forma obter o curso, talvez material didático.
Gostaria mais uma vez de parabeniza-lo, seu trabalho merece muito reconhecimento, desejo continuar em contato, uma vez que já me considero um fâ do seu trabalho.
rhlotti@hotmail.com

Unknown disse...

gostaria de fazer o curso voltada para o mercado de produçao de banda de musica-moro em salvador o que faço
mara