sábado, março 06, 2010

Sugestão de roteiro para atender pedidos de show




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Quem trabalha com produção de artistas ou grupos artísticos, sabe que a qualquer momento pode receber uma ligação. Daí a necessidade de estar preparado para atender.

Muitas pessoas pensam que atender é fácil. Não é. Atender é um caminho longo. Uma construção. Necessita estudo e prática.

Atender bem não é dizer sim para tudo, com medo de ficar fora do mercado. Atender bem é comunicar para os seus clientes, de forma cordial, ágil e com conhecimento, quais são os produtos ou serviços artísticos você tem para oferecer.

Quem liga para fazer uma consulta sobre disponibilidade para show quer ser atendido e receber um retorno rápido.

Em meus cursos, ensino para todo mundo o seguinte:

- é muito importante atender todo mundo;
- é muito importante entender para o que estamos sendo convidados;
- é muito importante dar um retorno rápido.

Quando comecei a trabalhar com shows, carregava comigo uma "cola" com as perguntas que eu fazia para atender bem quem me ligava:

- qual é o nome do evento?
- quem são os organizadores (de quem é a iniciativa)?
- quem são os patrocinadores?
- em que local irá acontecer?
- tem entrada franca para o público ou há cobrança de ingresso?
- qual é a data e horário?
- qual o tempo de duração do show?

Veja que no meu primeiro contato eu não falo em cachê. Qual o motivo? O motivo é que nem sempre o cachê é o mais importante. De posse das informações acima, você pode conversar com os artistas e ver se é interessante fazer esta apresentação.

Se for interessante, o próximo passo é informar ao contratante que o show do artista pode ser contratado mediante pagamento de cachê (valor pela prestação de serviços artísticos), pagamento de necessidades de produção e assinatura de contrato. Necessidades de produção são, em geral, transporte, hospedagem, alimentação e um camarim básico.

Elabore você também o seu roteiro de atendimento e não perca oportunidades de vender o seu show.

Um comentário:

felipe santos disse...

Pô cara, muito boas as suas dicas. Difícil achar alguém com intuito de ajudar, parabéns