quarta-feira, março 24, 2010
A importância do diálogo para planejar ações inteligentes e produtivas no setor cultural
Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante
Um dos maiores obstáculos atuais para o avanço da organização do mercado cultural brasileiro é a falta de diálogo entre os agentes culturais. Isso ocorre por vários motivos. Vejamos dois deles.
Baixa formação para produção e gestão cultural
Muitos profissionais tem somente a formação prática e muitos possuem uma formação teórica em letras, artes, sociologia, filosofia e comunicação. A falta de conhecimentos em economia, administração, projeto, novas mídias, marketing e gestão de negócios dificulta o entendimento da necessidade de se criar canais de diálogo entre os agentes que atuam no mercado cultural.
Medo da concorrência
Seja por superstição ou por falta de entendimento da dinâmica de um mercado, muitas pessoas acreditam que a melhor maneira de se avançar é evitar falar sobre o que está fazendo ou de suas experiências passadas.
O diálogo
Praticamente todos os avanços que tive em minha carreira ocorreram a partir do momento que percebi que o diálogo é essencial na carreira de um produtor cultural independente.
Por isso, procuro sempre avaliar o meu aprendizado do diálogo através das seguintes perguntas:
- estou mantendo o hábito regular de dialogar com profissionais do setor onde atuo?
- meus diálogos são produtivos?
- o que estou fazendo com as informações que troco nestes diálogos?
Faça o mesmo. Crie seu check list para aprimorar sua capacidade de dialogar e mude a forma de se colocar no mercado cultural.
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