sábado, janeiro 16, 2010

Seja platéia e amplie o seu diálogo com os artistas




Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Já é público que defendo há muito tempo que um produtor cultural independente deve estudar, sair do lugar que se encontra para ampliar o seu olhar.

Revisando os meus posts no blog, percebi que não havia ainda falado sobre a importância de um produtor cultural também ser platéia. Aqui está a oportunidade.

Eu acho fundamental que um produtor cultural mantenha-se em constante movimento. Não deve se ater somente às suas produções. Não deve somente assistir o que considera seu foco. Não deve somente entender de um segmento. Não deve concentrar-se somente na sua pesquisa acadêmica ou produção teórica. Sendo um pólo de diálogos, o produtor cultural independente deve sempre que possível conhecer novos espaços e ações culturais. A existência deste blog é fruto deste pensamento.

Ser produtor cultural é muito mais do que vender shows, é muito mais do que formatar projetos para editais, é muito mais do que ser anfitrião de artistas em coquetéis e vernissages, é muito mais do que posar para fotos junto com celebridades na área vip de uma festa badalada, é muito mais do que ter amigos influentes em rádio e televisão.

Este "muito mais" vem da necessidade de buscarmos aprender a entender o universo da criação artística. Isso irá nos conferir a capacidade de dialogar da melhor forma possível com os artistas.

Eu procuro aproveitar todas oportunidades. Vou dar alguns exemplos.

No início de janeiro estive em Porto Alegre. Lá aproveitei para conhecer a nova sede da Fundação Iberê Camargo, projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão.


Foto: Elvira T. Fortuna

Lá aproveitei para visitar duas exposições. A primeira foi "Cálculo da Expressão", com gravuras de



Goeldi (esta obra aqui é "Perigos do Mar", 1955),




Segal (esta obra aqui é "Casa do Mangue com Tinta Metálica", 1929)




e Iberê Camargo (esta obra aqui é "O Rebelde das Flores", 1952).


A segunda foi "Paisagens de dentro. As últimas pinturas de Iberê Camargo".


Iberê Camargo - Carretéis com figuras - 1984


Este espaço cultural e as exposições são parada obrigatória para o processo de desenvolvimento profissional de qualquer produtor que visite a cidade.

Ainda em Porto Alegre, aproveitei para comprar o livro


"Seis propostas para o próximo milênio" do escritor italiano Ítalo Calvino.


De volta ao Rio, fui ao cinema assistir o filme



"Sherlock Holmes",




o espetáculo de teatro "Raul Fora da Lei", com o excelente ator Roberto Bomtempo





e ontem assisti ao show do Marcelo D2 no Circo Voador.


Tudo isso que falei são exemplos práticos extraídos da minha vida. Pode ser que tudo o que eu escolhi para você não pareça uma boa opção. Mas indiscutivelmente em um mês eu tive contato com um novo espaço cultural, com duas exposições de artes plásticas, um produto literário, um filme pop e um show musical. Tudo isso não trata-se apenas de como ocupo meu tempo livre. Isso para mim é trabalho.

Procure assistir aos shows e espetáculos de sua cidade.

Procure assistir aos shows e espetáculos que vem de outros lugares.

Procure ler.

Quanto mais você aprender a ser uma platéia qualificada, melhor será a sua relação com os artistas.

Nenhum comentário: