terça-feira, dezembro 22, 2009

Um produtor cultural independente pode aprender a ampliar a sua visão


Desenhos de Oscar Niemeyer exibidos no filme "A Vida é um Sopro"


Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter

É comum nesta época do ano as pessoas julgarem o ano: foi ruim ou foi bom. Os que julgam que foi ruim, em geral, gastam ainda mais tempo e energia na "nostalgia da desgraça": o ano foi ruim porque roubaram o meu carro, porque cancelaram muitos patrocínios para a área cultural, etc. Os que julgam que o ano foi bom, em geral, só comemoram, não se detém a avaliar muito o ciclo de tempo que está terminando.

Lembro que uma vez eu estava em frente a minha terapeuta e quando falei como havia sido o meu ano, ela disse: "você está operando pela falta. Está enfatizando o que faltou. Tente ver a sua trajetória pelo que você conseguiu construir".

É fácil a gente ver o que deu errado. Leva tempo para aprender a perceber a construção. Mas eu prefiro a segunda alternativa.

Então proponho que a gente se movimente, saia das posições "o ano foi ruim" ou "o ano foi bom".

Tarefa de casa para os próximos dias: visualizar os avanços, as mudanças das nossas percepções, como encontramos alternativas para superar os obstáculos e o que conseguimos realizar. Faça este mesmo exercício em relação aos movimentos que você fez buscando atuar como um produtor cultural independente.

Para ajudar no exercício, deixo com vocês o trailer do documentário "A Vida é um Sopro", onde Oscar Niemeyer dá uma grande lição de vida.

Nenhum comentário: