sábado, abril 04, 2009

Produtor Cultural Independente seleciona parceiros para primeira edição do curso "Aprenda a Organizar um Show"



Por Alê Barreto

Considero que um projeto é realmente independente quando ele acontece. Ficar esperando que alguém acredite em nossas idéias, ficar esperando que as pessoas nos procurem para saber o que temos de bom para oferecer, não é e nem nunca vai ser uma ação de produção cultural independente.

Na minha visão, produção cultural independente se define pela atitude, se define pela não aceitação do estado das coisas, se define pelo tesão de fazer algo falar mais alto que os obstáculos.


Esta visão sempre norteou o meu percurso. O tesão de querer estar perto da música, de viver uma vida repleta de cultura me fez escrever o livro "Aprenda a Organizar um show".

Em 2007, através do trabalho em equipe com o jornalista, escritor e músico Rodrigo DMart e com a jornalista, fotógrafa e ilustradora Yara Baungarten, lancei "Aprenda a Organizar um Show" através de fascículos digitais no site Overmundo, dos quais já foram feitos mais de 70.000 downloads até hoje.





Em 2008, o sonho de contribuir para a educação para a produção cultural avançou. Com organização do projeto editorial a cargo da Imagina Conteúdo Criativo, projeto da capa de Everson Nazari, edição e revisão de Rodrigo DMart, ilustrações de Yara Baungarten e prefácio de Leonardo Costa, "Aprenda a Organizar um Show" recebeu sua primeira edição impressa. Seu lançamento ocorreu dia 29 de maio, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), no Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador/BA.





Ainda em 2008 eu e meus parceiros da Imagina Conteúdo Criativo trabalhamos com muita garra na divulgação independente do livro. Entre as várias ações realizadas, destaca-se a turnê que percorreu o curso de Tecnologia de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas, as cidades de Rio Grande e Cassino, a Feira do Livro de Pelotas e a TV Educativa do RS e Livraria Palavraria em Porto Alegre.




Agora em 2009, "Aprenda a Organizar um Show" que é livro digital e livro impresso, vai virar curso também. Para isso, lançamos uma pesquisa em que cidades há um número maior de pessoas interessadas em ampliar sua formação em produção cultural independente.





Definidas as cidades, comunicamos que estamos selecionando prestadores de serviços independentes do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, que tenham interesse em fazer parte da Rede Produtor Cultural Independente, que estará credenciada a distribuir o curso "Aprenda a Organizar um Show", palestras, workshops e outros produtos culturais do Produtor Cultural Independente.


Critérios para participar:

- Ser maior de 18 anos.
- Ter empresa legalmente constituída.
- Ter experiência na organização de cursos, oficinas ou palestras.
- Ter afinidade com a área cultural.

Se você atende a estes requisitos, envie um e-mail para alebarreto@produtorindependente.com informando os motivos de estar interessado em organizar o curso "Aprenda a Organizar um Show" em sua cidade.

Este curso é a primeira ação em direção da criação da Escola de Produção Cultural Independente.

Nenhum comentário: