segunda-feira, dezembro 01, 2008

IV Encontro Mestres do Mundo e III Seminário Nacional de Culturas Populares



Conteúdo extraído do site do Ministério da Cultura

Juazeiro do Norte, no Ceará, será o ponto de encontro de cerca de 300 mestres da Cultura do Som, do Corpo, da Oralidade, do Sagrado e das Mãos. A cidade sediará, de 2 a 6 de dezembro, o IV Encontro Mestres do Mundo. A iniciativa é do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A solenidade de abertura ocorrerá às 18h da próxima terça-feira (dia 2) com a presença do secretário interino da SID/MinC, Américo Córdula, e dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, cidades da região sul cearense, conhecida como Cariri, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais. No encerramento dessa primeira noite, haverá o encontro dos Maracatus pernambucanos e cearenses, com apresentações de grupos dos dois estados, além do uruguaio Elumbé.

Nos quatro dias do evento, os mestres das culturas populares se reunirão para apresentações e trocas de experiências sobre seus saberes e fazeres. Em um mesmo espaço, estarão em contato a grande diversidade de tradições vindas de várias regiões brasileiras. Estão programadas oficinas e seminários, além de apresentações artísticas nos três municípios da região.

As atividades das manhãs serão dedicadas às Rodas de Mestre, quando haverá o diálogo e as trocas de percepções e vivências com o objetivo de interação e aprendizagem das diferenças e das semelhanças culturais. Já o período da tarde será reservado para a realização do III Seminário Nacional de Culturas Populares.

Terceira Edição
No período entre os dias 3 e 6 de dezembro, sempre a partir da 14h30, no Memorial Padre Cícero, a SID/MinC e a Secult também promovem a terceira edição do Seminário Nacional de Culturas Populares.

Estarão reunidos representantes de instituições governamentais e da iniciativa privada, da sociedade civil e de movimentos socioculturais com o objetivo de discutir ações que fomentem e garantam a preservação da diversidade cultural brasileira.

Na programação, montagem de mesas de experiências, nas quais serão demonstrados casos de sucesso e a vivência de mestres, instituições, pesquisadores e organizações reconhecidas pelo Ministério da Cultura no Prêmio Culturas Populares.
O Seminário de Culturas Populares é uma demanda da sociedade civil interessada no debate e na construção de uma política pública de apoio a grupos e indivíduos que devido a riqueza de seus saberes tradicionais contribuem para a diversidade da cultura nacional.

Das edições anteriores da iniciativa - que foram realizadas em Brasília, em 2004 e em 2006 - sete pontos sintetizam as contribuições advindas dos grupos de discussão:

- Criar fundos de incentivos públicos de apoio às culturas populares;
- Mapear, registrar e documentar as manifestações das culturas populares;
- Estabelecer instâncias de diálogo entre o Estado e a sociedade civil para a formulação e deliberação de políticas culturais;
- Criar mecanismos que favoreçam a inclusão das culturas populares nos processos educativos formais e informais;
- Criar marcos legais de proteção aos conhecimentos tradicionais e aos direitos coletivos;
- Democratizar a distribuição de recursos nas várias regiões do Brasil;
- Facilitar o acesso e desburocratizar os instrumentos de financiamento, de modo a democratizá-los para os segmentos populares.

Tanto o IV Encontro Mestres do Mundo quanto o III Seminário Nacional de Culturas Populares contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, para a sua realização, e recursos do Fundo Nacional de Cultura.

Informações sobre a programação do Encontro e do Seminário:
mestresdomundo.art.br e (85) 3262-5011 ou 3262-0841.
Visite o site: http://www.cultura.gov.br/site/

Nenhum comentário: