sábado, novembro 29, 2008

Modelo de Sistema de Informações de Marketing para Financiamento da Música

Por Alê Barreto

Trabalho de conclusão do meu curso de graduação em Administração de Empresas na UFRGS, 2006. Neste trabalho estudou-se o nicho de mercado do financiamento da música. Pesquisou-se que informações são úteis para artistas, produtores e financiadores, tipos de decisões que são tomadas baseadas nestas informações e problemas ocasionados pela falta de integração entre as mesmas. Com base nestes conhecimentos, elaborou-se uma proposição de modelo de sistema de informações de marketing que talvez possibilite trocas eficientes e apóio a tomada de decisão.



Na época, ainda não estava disponível para pesquisa a publicação do IBGE referente ao Sistema de Informações e Indicadores Culturais.

Vale destacar aqui algumas idéias que julgo importantes para reflexão até hoje:

- ausência de uma cultura de utilização de informações integradas;
- visão reduzida do mercado de financiamento da música;
- não percepção das pequenas e microempresas como fontes de financiamento da música.

Leia a monografia na íntegra

Nenhum comentário: