quarta-feira, outubro 08, 2008

Seminário Internacional sobre Estatísticas Culturais



Conteúdo extraído do site www.cultura.gov.br

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão promovendo o Seminário Internacional sobre Estatísticas Culturais, a ser realizado entre os dias 9 e 10 de outubro, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. Estarão reunidos especialistas em estatísticas culturais e políticas públicas de cinco países, além de pesquisadores brasileiros, para discutir as delimitações do âmbito da Cultura.

O principal objetivo é auxiliar os pesquisadores de estatísticas culturais do governo brasileiro, na delimitação do universo da pesquisa, uma vez que a busca de dados quantitativos na área da Cultura consiste em um grande desafio, por ainda não dispor de uma área delimitada e específica de abordagem. O encontro tem também como finalidade proporcionar a troca de informações sobre a metodologia de formulação de estatísticas culturais, entre o Brasil e os países convidados - Argentina, Colômbia, Canadá, França e Chile.

A discussão no Seminário Internacional está organizada em três painéis que abrangem desde o tema do âmbito das pesquisas em Cultura, passando pela discussão do uso dos indicadores culturais para a formulação e acompanhamento das políticas públicas, até o debate sobre a metodologia de elaboração da Conta Satélite da Cultura. O IBGE em parceria com o Ministério da Cultura vem realizando os levantamentos para a elaboração da Conta Satélite da Cultura, sistema de informações macroeconômicas utilizado para realizar o levantamento do Produto Interno Bruto do setor.

O secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e o coordenador da Gerência de Estudos e Pesquisas da SPC/MinC, Pablo Martins, participam da solenidade de abertura do Seminário Internacional, na manhã de quinta-feira, dia 9 de outubro.

Foram convidados a participar dos debates especialistas em políticas públicas e estatísticas do Institute of Statiscs (Canadá) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Simon Ellis; do Département des Études et de la Prospective (DEP), do Ministério da Cultura e Educação da França, Philippe Chantepie; da Secretaria de la Cultura de la Nación (Argentina), Francisco D’Alessio; a representante da Unesco (Brasil) Jurema Machado; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do Brasil (IPEA), Frederico Augusto Barbosa da Silva; e a Consultora do Manual da Conta Satélite de Cultura (Colômbia), Marion Libreros, entre outros pesquisadores.

Inscrições - Podem ser feitas para a participação, tanto dos pesquisadores como da imprensa, no primeiro dia do encontro, na quinta-feira (9), no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), na sede do IBGE (Rua General Canabarro, nº 706, Maracanã), no Rio de Janeiro, a partir das 9h. O seminário é destinado a gestores de políticas públicas e pesquisadores na área de estatísticas culturais.

Veja a programação.

Informações: pelo endereço eletrônico comar@ibge.gov.br ou no site www.ibge.gov.br.

Nenhum comentário: