quinta-feira, setembro 04, 2008

Curso "Patrimônio Imaterial: Política e Instrumentos de Identificação, Documentação e Salvaguarda"



Conteúdo extraído do site do Ministério da Cultura e Duo Informação e Cultura

Estão abertas, até o dia 26 de setembro, as inscrições para a segunda edição do curso "Patrimônio Imaterial: política e instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda", uma realização da UNESCO com coordenação geral da COMUNA S.A, instituição de sociedade civil, sem fins lucrativos e sediada em Belo Horizonte. Com aulas ministradas à distância (pela internet), por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura, empresa também de Belo Horizonte, o curso acontecerá no período de 29 de setembro a 02 de dezembro. Serão oferecidas 160 vagas para interessados de todo Brasil. O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN são parceiros nesta iniciativa.

O objetivo do curso é informar sobre a política e as ações desenvolvidas nesta área, incentivando o espírito crítico dos participantes e qualificando-os para desempenhar ações mais efetivas e conscientes, que tenham como foco o patrimônio cultural de natureza imaterial.

O público-alvo são os gestores de órgãos públicos municipais, estaduais e federias ou ligados a estes, principalmente das cidades incluídas em programas especiais da área de patrimônio, pesquisadores, professores e alunos de universidades estaduais e federais.

A primeira edição do curso, realizada no primeiro semestre de 2008, recebeu inscrições de todos os cantos do país, sendo que a turma foi formada por 161 alunos, de 25 Estados brasileiros. Os perfis variados de formação (no mínimo ensino médio concluído) e profissional, aliado à descentralização geográfica, possibilitada pelo ensino à distância, permitiram aos alunos e professores um diálogo bastante rico e a troca de experiências entre realidades diversas. Nesta segunda turma, pretende-se também alcançar esta diversidade para enriquecer os debates.

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina "Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)", com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.

Nas aulas seguintes, divididas nos módulos "O patrimônio imaterial no cenário internacional: conceitos, instrumentos e políticas. O papel da Unesco" e "Instrumentos e práticas de salvaguarda", serão discutidos os conteúdos: Construção das Políticas Internacionais de Referência para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial; O Patrimônio Imaterial: Políticas em Curso - A Legislação Brasileira e os Programas de Fomento; Metodologias de Inventário e Pesquisa Aplicadas ao Patrimônio Imaterial; A Instrução dos Processos de Registro; Fomento, Salvaguarda e Processos de Empoderamento das Comunidades; e As Dimensões do Patrimônio.

O corpo docente é formado por Luiz Fernandes de Assis, Maria Cecília Londres, Márcia Santana, Letícia Vianna, Ana Cláudia Lima, Claudia Márcia Ferreira e Antônio Augusto Arantes. A coordenação de conteúdo é de responsabilidade de Célia Corsino.

Além de acompanhar as disciplinas, os alunos poderão participar de três chats que serão realizados durante o período do curso, com mediação de profissionais convidados da área.

É importante registrar que o conteúdo que será abordado no curso está alinhado com os conceitos e com a implementação da política para a área de patrimônio imaterial, conforme vem sendo conduzida pelo IPHAN, que é interlocutor permanente da UNESCO na implementação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível, de 2003.

SERVIÇO
Curso: Patrimônio Imaterial: política e instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda (curso livre e pela internet)
Inscrições: pelo site www.duo.inf.br até o dia 26 de setembro, sexta-feira
Período do curso: 29 de setembro a 02 de dezembro
Número de vagas: 160
Carga horária: Estima-se uma carga horária mínima de 65hs (1h/dia), totalizando 65 horas (período de e meses e cinco dias)
Investimento: R$ 400,00 à vista, ou em 2 parcelas de R$200,00
Informações: Duo Informação e Cultura (www.duo.inf.br) – (31) 3224.6700 ou pelo e-mail: curso@duo.inf.br
Assessoria de imprensa: Isabel Brant (31) 9994-3508

Nenhum comentário: