sexta-feira, setembro 19, 2008

Oficina de produção cinematográfica: do roteiro à tela



Conteúdo extraído do site www.polodepensamento.com.br


Esta oficina terá, simultaneamente, um caráter teórico e prático. Serão abordados vários aspectos da produção cinematográfica, desde a idéia do filme ao lançamento comercial. O que é produção? Quem é quem numa equipe de filmagem? O que é desenho de produção? O produtor executivo x elaboração e controle do orçamento. A captação de recursos.

6 outubro (segunda-feira)
O que é produção? Produção artística x produção executiva. Quem é quem numa equipe de cinema? A análise do organograma de uma equipe de filmagem nos possibilitará entender as responsabilidades de cada membro da equipe e como funciona a integração entre os departamentos.

7 outubro (terça-feira)
O que é desenho de produção? Raciocínio financeiro e estratégico para cada filme. Quais os caminhos que levam ao desenvolvimento do desenho de produção de um filme? Desenho de produção do projeto e desenho de produção das filmagens.

8 outubro (quarta-feira)
A produção executiva: a importância do produtor executivo na elaboração e controle do orçamento, no processo de planejamento estratégico das filmagens e na montagem da equipe.

9 outubro (quinta-feira)
Captação de recursos: as diferentes formas de
viabilização dos projetos de acordo com o perfil de cada filme.

13 outubro (segunda-feira)
Exemplos: a aplicação dos conceitos acima nos filmes Central do Brasil, Tensão em alto mar e Cidade de Deus.

15 outubro (quarta-feira)
Mulheres do Brasil: da idéia original ao lançamento comercial. Veremos todo o processo de realização do filme, do argumento ao lançamento comercial.

16 outubro (quinta-feira)
Apresentação e discussão do processo de produção do filme O senhor do labirinto.

20 outubro (segunda-feira)
Balanço final. Especificidades do processo de produção no cinema brasileiro hoje.


Elisa Tolomelli é produtora de cinema e foi produtora executiva dos filmes Cidade de Deus (2004), Amores possíveis (2000), Lavoura arcaica (1998) e Central do Brasil (1997), dentre outros.

Nenhum comentário: