segunda-feira, junho 02, 2008

Ano da França no Brasil - Apresentação de Projetos até o dia 31 de julho de 2008


21 de abril a 15 de novembro 2009. O Ano da França no Brasil foi acordado e anunciado pelos Presidentes da República de ambos os países em 2006 em reciprocidade ao Ano do Brasil na França (2005) e sua realização foi enfatizada na Declaração Conjunta de 12 de fevereiro de 2008.

O Ano da França no Brasil proporciona à França a oportunidade de apresentar, nas diversas regiões brasileiras, as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento.A implementação do Ano é resultado da cooperação entre agentes governamentais, do setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.

Na França, as ações do Ano da França no Brasil são da competência do Ministério das Relações Exteriores e Européias. A programação é da responsabilidade do Comissariado francês do Ano, apoiado pelas equipes da Culturesfrance - agência do Ministério das Relações Exteriores e Européias e do Ministério da Cultura e da Comunicação -, no tocante aos intercâmbios culturais internacionais. Um comitê interministerial terá, também, a função de apoiar o Comissariado.

No Brasil, a execução do Ano da França cabe aos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, com a participação de outras entidades publicas e privadas federais, estaduais ou municipais.

Todos os projetos deverão ser apresentados e protocolados, caso necessitem dos mecanismos de apoio do Ministério da Cultura, até o dia 31 de julho de 2008. Os projetos que respeitarem esse prazo poderão estar contemplados na primeira programação impressa do Ano da França no Brasil, se devidamente chancelados no Comitê Misto.

Saiba mais

Nenhum comentário: