segunda-feira, março 10, 2008

A Formação e a Atuação dos Produtores Culturais

A relação da cultura com o desenvolvimento da sociedade é fator de múltiplos estudos, ao se delinear a importância desse processo inerente ao dia-a-dia da população. Mas, pouco se analisa sobre a formação do profissional que age como mediador dessa cadeia produtiva: o produtor cultural.

O reconhecimento social do produtor cultural no mundo do trabalho contemporâneo continua sendo uma busca cotidiana por parte desses profissionais. Foi no processo de constituição desse campo que se delineou a sua identidade profissional, com a identificação do perfil, das habilidades e dos saberes de cada um como referenciais coletivos necessários para o desempenho e a ampliação das suas possibilidades de atuação.

Leia na íntegra o artigo "Precedentes para uma análise sobre a formação e a atuação dos produtores culturais" apresentado no III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) por Leonardo Figueiredo Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, orientado pelo Prof. Dr. Albino Rubim.

2 comentários:

Leandro Malósi Dóro disse...

COMO POSSO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA TRABALHAR COMO PRODUTOR CULTURAL?

Alexandre Barreto disse...

Não há ainda no Brasil nenhuma lei que regulamente a profissão. Logo, você pode trabalhar como empregado, autônomo ou abrir uma empresa.