quinta-feira, janeiro 24, 2008

Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2


Ilustração: Yara Baungarten

Retorno dos músicos

O receptivo deve acompanhar os músicos e técnicos até o local onde estão hospedados. Depois, deve acompanhar a saída e o embarque de retorno à cidade de origem.

Não é responsabilidade da organização do show providenciar transporte para noitadas, para pessoas que não estejam trabalhando no evento, serviço de despertar para músicos e técnicos, café da manhã fora do horário estabelecido pelo hotel, diária adicional por descuido com horário de saída ou transporte por incidente de atraso.


Liberação da equipe de produção

É comum no final de um show que todo mundo queira ir embora, algo natural para quem já está exausto com tanto trabalho. O produtor executivo deve ter jogo de cintura para não absorver esta ansiedade.

Somente libere as pessoas após conferir se concluíram suas atividades.

Sugere-se que uma ou duas pessoas da equipe fiquem até o final com o produtor executivo, para auxiliar a resolver imprevistos que porventura possam surgir.


Entrega do espaço

Se um show é numa casa noturna ou teatro, o produtor executivo geralmente faz a entrega do espaço logo após desmontar toda a infra-estrutura. Há situações em que a entrega ocorre no dia seguinte.

Em ambas as situações, sugere-se que seja feita uma comunicação por escrito informando a data, horário da entrega, condições do espaço, nome completo, RG e telefone do funcionário que está recebendo. Isso evita que o produtor seja responsabilizado por danos ocorridos após a entrega do espaço.


Reunião de avaliação

Durante as etapas de pré-produção e produção o produtor executivo deve estar atento e tomar nota do feedback do público, equipe, músicos, técnicos, dono e funcionários do espaço, patrocinadores, imprensa e prestadores de serviços.
Após a entrega do espaço é importante fazer uma reunião de avaliação com os demais organizadores para trocar estas informações e ver o que pode ser melhorado no próximo show.


Registro do projeto

Monte uma pasta física ou virtual. Guarde nela a ata da reunião de avaliação junto com as principais informações utilizadas para organizar o show. Desta forma, você poderá mensurar seus avanços.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: